Geral

Alagoano é o único estudante do estado aprovado no vestibular do ITA

Vestibular é considerado um dos mais concorridos do país

Por Redação com assessoria 27/12/2023 14h02
Alagoano é o único estudante do estado aprovado no vestibular do ITA
Victor Umbelino Barbosa - Foto: Reprodução

Victor Umbelino Barbosa, de 19 anos, realizará o sonho de ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi realizado pelo estudante. Ele foi o único alagoano aprovado no vestibular, que é considerado um dos mais concorridos do país. 

Após dois anos de preparação intensa o filho de um casal de professores de matemática conquistou o 6o lugar no concurso e agora está de malas prontas para morar em São José dos Campos (SP), onde fica a sede do instituto. 

Victor conta que o interesse pela área de exatas veio quando ele começou a intensificar os estudos para olimpíadas de matemática. “Com os resultados que tive nas olimpíadas consegui uma bolsa de estudos no Ceará. Fui para lá ano passado me preparar para o vestibular do ITA, infelizmente, não passei em 2022. Consegui a renovação da bolsa para o ano de 2023 e então conquistei a tão sonhada aprovação. Minha rotina de estudos em 2022 e 2023 foi semelhante. Pela manhã eu ficava na sala de estudos e a tarde iniciavam as aulas. Eram 9 aulas por dia e cada aula com 50 minutos de duração. Tive essa rotina de Janeiro a Outubro de 2022 e 2023” explica. 

Questionado sobre o conselho que poderia dar para jovens que assim como ele pretendem prestar um vestibular concorrido, Victor disse “não tenha medo, confie no processo que vai dar tudo certo. Esse vestibular tem uma comunidade incrível, extremamente acolhedora, então as dificuldades enfrentadas ao longo da preparação são amenizadas à medida que você faz as amizades. Não se limite e nem deixe ninguém te limitar, todos tem a capacidade de chegar aonde quiser”, acredita. 

Embora, o resultado tenha chegado, o estudante não esquece das dificuldades enfrentadas. Para ele, o mais difícil foi ficar longe da família e da namorada, neste período de dois anos que morou em Fortaleza. No entanto, ele afirma que tudo colaborou para que ele crescesse como aluno e pessoa. 

Quando o assunto são as expectativas para o futuro, o jovem alagoano revela que são maravilhosas. “É a realização de um sonho e a superação de um grande desafio. Estou extremamente animado para fazer parte da faculdade e para fazer parte das culturas que tem no ITA, pois é uma instituição com culturas extremamente fortes. Fora que ela me apresentará inúmeras oportunidades maravilhosas”, informa. 

Para a professora de matemática e mãe do estudante, Jancineide Umbelino, a aprovação é resultado de muito esforço e dedicação do filho, que segundo ela sempre foi muito estudioso e dedicado. 

“A sensação é maravilhosa. É uma realização pessoal. Desde o 8o ano ele se envolveu em muitas olimpíadas do conhecimento e se apaixonou pela matemática. Depois, ele decidiu que queria seguir uma carreira na área de exatas. Na 1a série do ensino médio ele disse que queria fazer o vestibular do ITA e foi intensificando os estudos e correndo atrás desse sonho. Ele sempre foi muito dedicado e ter sido aprovado é um orgulho gigantesco para todos nós. Estamos em êxtase”, revela a mãe ao dizer também que o fato de Victor ser filho de professores ajudou, principalmente, por conta do incentivo deles ao jovem. 

O pai do estudante, Geraldo Barbosa, que também é professor de matemática, acredita que o esforço do filho, além de uma enorme conquista servirá de inspiração para muitos outros jovens. “Saber que nosso filho foi aprovado nesse vestibular é incrível. Claro que a distância não é fácil, mas vamos superar tudo isso em busca dessa realização profissional e sei que a história dele vai servir para muitos outros estudantes”, finaliza. 

O ITA oferece as seguintes engenharias:

Engenharia Aeronáutica

Engenharia de Computação

Engenharia Eletrônica

Engenharia Civil-Aeronáutica

Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Engenharia Aeroespacial

Somente após o primeiro ano de formação é que o aluno pode optar por qual das engenharias irá seguir. Inicialmente, a pretensão do Victor é a engenharia Aeroespacial.