Geral

HGE atende 69 feridos em acidentes de trânsito no feriadão de Nossa Senhora da Conceição

Número alto reforça o alerta pela necessidade de prevenção durante os períodos festivos

Por Assessoria 12/12/2023 10h10
HGE atende 69 feridos em acidentes de trânsito no feriadão de Nossa Senhora da Conceição
HGE atende 69 feridos em acidentes de trânsito no feriadão de Nossa Senhora da Conceição - Foto: Assessoria

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou o atendimento a 69 feridos em acidentes de trânsito durante o feriadão de Nossa Senhora da Conceição, que ocorreu da sexta-feira (8) até o domingo. Foram 34 feridos em colisões, 27 em quedas de moto, quatro lesionados em atropelamentos e quatro após que se machucaram em acidentes com bicicletas.

O número reforça o alerta pela necessidade de mais prudência nas vias públicas, uma vez que as festas de fim de ano se aproximam e muitos condutores combinam bebida alcóolica e direção. O cirurgião geral do HGE, Álvaro Bulhões, acrescenta que, principalmente no trânsito da região metropolitana de Maceió, também há turistas que desconhecem o tráfego e seguem as orientações dadas por aplicativos de geolocalização.

Ele lembra que o uso do aparelho celular pelo motorista enquanto dirige é um perigo, pois uma pequena distração pode gerar um grave acidente. “Um motociclista, um ciclista, um pedestre ou mesmo outro carro pode realizar, de repente, uma movimentação que o condutor desatento não consiga desviar em tempo. Além disso, é preciso considerar a possibilidade do surgimento de um animal na pista, perda do controle do carro”, salientou o médico.

Orientação


Álvaro Bulhões recomenda o uso correto dos equipamentos de proteção, o cumprimento das normas no trânsito, a manutenção regular do veículo e o reforço na atenção durante o tráfego. Ele lembra que o desrespeito a essas orientações pode causar sequelas permanentes, punições na Justiça e óbitos. E informa que, em caso de acidente, o HGE permanece de portas abertas para realizar o atendimento.

“Porém, eu imagino que ninguém quer iniciar o próximo ano em um leito de hospital. A recuperação de um trauma é longa, e dependendo do paciente, necessita de intervenções da Ortopedia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, entre outras especialidades. E, mesmo com a alta médica, o processo de reabilitação pode ser lento e, mesmo assim, não conseguindo evitar limitações. Por tudo isso, o melhor é sempre prevenir”, pontuou o especialista do HGE.

Atendido


Entre as pessoas assistidas em razão de acidentes de trânsito durante o feriadão, está um motorista que mora em São José da Laje, na Zona da Mata alagoana, e que preferiu não se identificar. Ele relatou que, no domingo (10), quando voltava do trabalho em uma motocicleta em uma via de “chão batido”, foi surpreendido com a colocação de piçarra na pista, um material utilizado para o pavimento na estrada. Ele perdeu o controle da moto e caiu, sofrendo várias escoriações pelo corpo e traumatismo cranioencefálico.

“Não lembro de muita coisa, só que eu me assustei e não consegui evitar a queda. Chamaram a ambulância e me levaram para o Hospital Regional da Mata. Quando me examinaram, viram que eu precisava vir ao HGE, onde já fui examinado, medicado e estou em observação. Eu achava que estava tudo tranquilo porque havia passado e não tinha esse material na estrada. Mas, como eu estava de