Geral

Mina 18 Braskem: Defesa Civil reduz nível de alerta máximo para grau de menor intensidade

O órgão ainda recomenda, que a população não deve transitar pela região desocupada, até uma nova atualização

Por Redação* 05/12/2023 12h12 - Atualizado em 05/12/2023 13h01
Mina 18 Braskem: Defesa Civil reduz nível de alerta máximo para grau de menor intensidade
Mina n°18 da Braskem - Foto: Secom Alagoas

A Defesa Civil de Maceió divulgou nota, no início da tarde desta terça-feira (5), informando que o nível operacional de alerta máximo na região da mina n°18 da Braskem, foi reduzido para o nível de ALERTA.

Foi informado pelo órgão, que o deslocamento vertical acumulado da mina n°18 é de 1,86m e a velocidade vertical é de 0,27 cm por hora, apresentando um movimento de 6,2 cm nas últimas 24h, sendo que já foi de até 5 cm por hora às 23h53 no dia 29 de novembro.

Na noite da última quinta-feira (30), a Defesa Civil havia decretado alerta máximo, devido ao risco de colapso da mina da Braskem, localizada no bairro do Mutange.

O órgão ainda recomenda, que a população não deve transitar pela região desocupada, até uma nova atualização. A Defesa Civil disse que isso é necessário, enquanto as medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.

A análise tem base em dados contínuos, incluindo análises sísmicas, segundo a Defesa Civil.

Confira abaixo a nota da Defesa Civil:

Com base nos últimos dados, a Defesa Civil reduz o nível operacional de alerta máximo para o nível de ALERTA. O órgão informa, ainda, que o deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 1,86m e a velocidade vertical é de 0,27 cm por hora, apresentando um movimento de 6,2 cm nas últimas 24h, sendo que já foi de até 5 cm por hora às 23h53 no dia 29.

Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas

*Com assessoria