Geral

Moradores do Jacintinho sofrem com ponto crônico de descarte de lixo

O Jornal de Alagoas esteve no local e flagrou uma montanha de lixo ao longo da rua

Por Redação 30/11/2023 10h10 - Atualizado em 30/11/2023 12h12
Moradores do Jacintinho sofrem com ponto crônico de descarte de lixo
Lixo acumulado no canteiro do condomínio - Foto: Paulo Bugarin

Moradores do bairro do Jacintinho, parte alta de Maceió, convivem há pelo menos 15 anos com um ponto que tem se tornado crônico no descarte irregular de lixo. A Rua Apolônia Rocha dos Santos sofre com esse problema há anos e o mau cheiro, presença de insetos transmissores de doenças está comprometendo a saúde da população local.

O Jornal de Alagoas esteve no local e flagrou uma montanha de lixo ao longo da rua. contadora Quitéria Moraes, é moradora há 8 anos do Residencial Aquarius condomínio em frente ao ponto crônico de lixo, e só viu o problema crescer.

‘’Moro no condomínio há oito anos já, e já tentamos de tudo, com fiscais, já mandei as fotos para a prefeitura, o advogado do condomínio já entrou com o processo contra a prefeitura e contra o estado também para ver se consegue coibir e estamos no aguardo”, explica.

Segundo ela, o lixo flagrado no local já está lá há três dias, mas a Alurb, órgão responsável pela limpeza urbana, afirma que realiza a limpeza na Rua Apolônia Rocha dos Santos diariamente.

A Alurb confirmou à reportagem que esta rua é um ponto crônico de descarte irregular já mapeado pelo órgão.

‘’Tem período que vem todos os dias, pronto, esse ai [lixo] tem uns três dias que não vem.’’, informou Quitéria. Quitéria ainda informa que o problema com o lixo existe há pelo menos 15 anos no local. O descarte é feito por carroceiros, e pela própria população, com restos de obras, entulhos, além de animais mortos.

‘’Geralmente, quem coloca esse material são os carroceiros, a própria população que faz as suas obras e, às vezes, descarta aqui também.’’, pontua ela.

A saúde dos moradores também está sendo exposta ao risco, com o recolhimento do lixo, parte da calçada se tornou lugar de água parada. Além disso, escorpiões, mosquitos e conviver diariamente com o mau cheiro, tem prejudicado o bem estar dos domiciliados.

Cansados de medidas paliativas, a população pede para que o problema seja resolvido de vez. ‘’O que é que eu acho que a prefeitura deveria fazer, né? deveria ver o quê? vamos montar aqui uma equipe para fiscalizar, porque isso iria coibir com certeza.’’

Veja a nota completa:

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) informa que o local é um dos pontos crônicos de descarte irregular mapeados e que realiza a limpeza desse local diariamente, porém a população segue despejando resíduos de forma inadequada. O órgão reitera que a prática se caracteriza descarte irregular e, caso seja flagrado, o infrator poderá ser multado.

Para fazer denúncias e solicitações, o cidadão deve ligar diretamente nos canais da Central de Monitoramento da Alurb, que atende pelo 0800 082 2600, pelo número 156 ou pelo whatsapp 98802-4834. Também é possível solicitar serviços através do Aplicativo Limpeza é Massa, grátis em sua loja de aplicativos.