Geral

Ligação clandestina que lançava esgoto na rede de drenagem há 30 anos é descoberta e fechada

Com a identificação, foi realizado o tamponamento da saída dos dejetos, fechando a ligação clandestina

Por Redação* 05/10/2023 18h06 - Atualizado em 05/10/2023 18h06
Ligação clandestina que lançava esgoto na rede de drenagem há 30 anos é descoberta e fechada
Técnicos identificam ligação de esgoto clandestino na Jatiúca - Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

Uma ligação clandestina de esgoto, que lançava dejetos em uma rede de drenagem há quase três décadas, foi fechada por meio da Operação Língua Suja, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A irregularidade foi identificada na Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, no bairro Jatiúca.

Segundo o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, a ligação clandestina foi encontrada durante um serviço de reparo no sistema de drenagem na via.

“Identificamos uma quantidade de esgoto vindo das tubulações. Realizamos uma inspeção mais minuciosa para ver a origem, identificando o local de saída. Realizamos os testes de fumaça e corante, com o intuito de identificar a origem, mas não conseguimos”, informa o coordenador.

Rodas explica que a tubulação usada para despejar o esgoto no sistema de drenagem era de cerâmica, tipo de material antigo e que não se usa mais na capital, o que leva a constatar que a ligação estava ocorrendo há cerca de 30 anos.

Com a identificação, foi realizado o tamponamento da saída dos dejetos, fechando a ligação clandestina.

A operação Língua Suja é uma ação da Prefeitura de Maceió, realizada pelas secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com objetivo de identificar e fechar as ligações clandestinas, além de autuar os responsáveis pela irregularidade, considerada crime ambiental pela legislação municipal.

*Com Ascom Seminfra