Geral

Rede de afroempreendedores oferece capacitação gratuita para mulheres pretas e indígenas

Projeto Obinrin da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) chega a Maceió com oficinas sobre letramento racial, empoderamento feminino e fortalecimento de negócios

Por Assessoria 23/08/2023 11h11
Rede de afroempreendedores oferece capacitação gratuita para mulheres pretas e indígenas
Sallete Bernardo, Deisielle Souza e Thaissa Torres - Foto: Divulgação

Carregando no nome a força das mulheres e com o desejo de estimular o empreendedorismo feminino, o Projeto Obinrin da Rede Brasil Afroempreendedor - Reafro nesta quinta-feira (24) oferece no Núcleo de Cultura Afro-brasileira Iyá Ogun-té, de forma gratuita, oficinas de capacitação para mulheres pretas e indígenas.

Fruto de um trabalho da maior rede de afroempreendedores do Brasil, a iniciativa em Maceió será a oficina “Afroempreendedorismo, desenvolvimento local e territórios”, que contará com a participação de Salete Bernardo falando sobre letramento racial, Deisielle Souza falando sobre empoderamento de mulheres negras e indígenas dentro do mundo de negócios e Thaisa Torres falando sobre a formação de redes e fortalecimento de negócios.

De acordo com Domingas Gomes, membro da diretoria da Reafro Nacional e articuladora da ONG na região Nordeste, a rede de cooperação e colaboração criada pelo projeto Obinrin busca ir além dos relacionamentos entre o afroempreendedores, pois almeja o fortalecimento das iniciativas de negócios através de parcerias com órgãos públicos e privados, otimizando assim cada afronegócio no país.

“O Obinrin promove capacitação na área empresarial, traz para as mulheres negras e indígenas um novo olhar para os seus negócios em um ambiente de escuta que vem possibilitar o fortalecimento e a autonomia econômica desses negócios”, disse ela.

Para participar da primeira capacitação presencial oferecida apenas é necessário preencher a ficha de inscrição online através do link: https://docs.google.com/forms/... 

O projeto Obinrin vai abranger grupos diversos e plurais de mulheres. Ao todo serão 11, com um total de 168 inscritas de oito estados (Alagoas, Amapá, Maranhão, Paraná, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), com maior foco para as regiões Norte e Nordeste.

“Nosso foco é levar para as mulheres pretas e indígenas participantes um novo olhar para empreenderem seus negócios, com conhecimento, identidade e autonomia econômica. A equipe da coordenação pedagógica e de gestão institucional organizou um combo no qual as integrantes estarão acolhidas em um ambiente com escuta ativa para suas demandas de crescimento”, enaltece o coordenador geral da Reafro, João Carlos Nogueira.

Criado em março deste ano, o Obinrin conta com a parceria da UnitedHealth Group Brasil e a AfroSaúde, e uma continuidade do projeto Afronegócios Virando Onda, com três edições realizadas entre 2020 e 2022.

Todo o processo de mapeamento e seleção foi realizado pela Reafro, formando um total de 12 coletivos: Nosso Ilê e o Coletivo de Mulheres Empreendedoras (Alagoas), Zwanga Afroperiferia Fashion (Amapá), Mulheres Negras Empreendedoras (Maranhão), Elzas (Pará), Mulheres Reafro (Paraná), Mulheres Negras da Reafro (Pernambuco), Aldeia Marakanã (Rio de Janeiro), Cabeça de Negra (Rio de Janeiro), Empreenda Pretas (São Paulo), Espaço das Pretas (São Paulo) e Meninas Mahin (São Paulo).

Serviço:


O que
- Oficina de capacitação do Projeto Obinrin
Quando
- 24 de agosto às 18h30
Onde
- Núcleo de Cultura Afro-brasileira Iyá Ogun-té (Rua Dona Alzira Aguiar, 429, Ponta da Terra, Maceió)
Inscrições
: https://docs.google.com/forms/...
Mais informações
: @reafroalagoas