Geral

Alagoana cai em golpe ao tentar comprar ingresso para show da Taylor Swift e alerta viraliza nas redes

Identificada no TikTok como Mari, seu vídeo contando a experiência negativa rendeu mais de 30 mil visualizações

Por Natália Brasileiro e Evandro Souza* 21/06/2023 17h05 - Atualizado em 21/06/2023 18h06
Alagoana cai em golpe ao tentar comprar ingresso para show da Taylor Swift e alerta viraliza nas redes
QR Code apontado vai para pix de golpista - Foto: Divulgação

A cantora norte-americana Taylor Swift desembarca no Brasil em novembro deste ano com sua turnê The Eras Tour, o que tem movimentado bastante a internet. Com enormes filas tanto presencial quanto online, chegando a ultrapassar 1 milhão de pessoas em espera para a compra de ingressos, diversos internautas levantaram o alerta para potenciais golpes. 

É o caso da alagoana Mariana que viralizou nas redes sociais ao relatar que teria sido vítima de uma dessas armadilhas virtuais. Identificada no TikTok como Mari, seu vídeo contando a experiência negativa rendeu mais de 30 mil visualizações até a publicação da reportagem. Visivelmente abalada, a jovem explica como no dia das vendas procurou a turnê no mecanismo de busca e acessou o primeiro site sugerido, acreditando ser o site oficial da venda de ingressos.

@milmarivilhas caí no golpe :( cuidado ⚠️ #golpetaylorswift #theerastour #taylorswift #theerastourgolpe ♬ som original - mari





Com imagens, ela mostra como a página fraudulenta é idêntica à oficial da Tickets For Fun, empresa responsável pela oferta de ingressos da turnê no Brasil, o que fez com que ela não identificasse nenhuma possível fraude. Ela explica ainda que, por estar bastante nervosa no momento da compra, entende que isso dificultou que ela pudesse notar alguma irregularidade.

Registrado como "taylorswifttheerastourbr.com", ela aponta o "br" no fim do site falso, diferente do original que tem o endereço "taylorswifttheerastour.com.br". 

"Esse br, que é onde está a fraude", conta no vídeo. O endereço fake seguiu os trâmites normais e, na hora da compra, a alagoana fez um pix para um QR Code que não era do evento oficial e acabou ficando no prejuízo. 

Busca na internet mostra página fake no topo das pesquisas

Alerta

O site Canal Tech informa como esses criminosos agem na internet. Usando anúncios adquiridos nas plataformas, criminosos podem fazer com que sites fraudulentos apareçam no topo das pesquisas, ludibriando fãs a passarem dados de cartão de crédito enquanto acreditam estarem fazendo uma compra legítima.

De acordo com o G1, o site fraudulento foi criado no dia 13 de junho e a empresa (CNPJ), dois dias depois. Ele teria saído do ar na tarde da última segunda (19), minutos após o portal entrar em contato com a T4F.

Cuidados 

Alguns cuidados ajudam a garantir a segurança na compra, como recomenda o Serasa, que afirma que a forma mais segura de não cair no golpe do falso ingresso é comprar do site oficial do evento.

No site do órgão é explicado que os sites de revenda de ingressos são bastante populares, mas não são totalmente seguros, pois são apenas pessoas revendendo.

Além disso, é recomendado que o consumidor se informe previamente nos canais oficiais do evento ou da produção, como Instagram, Facebook ou site oficial.

Sites de revenda podem ser úteis em muitos casos, em especial quando os ingressos estão esgotados. Porém, é importante ter consciência de que a compra em mercados paralelos não traz garantia de recebimento do ingresso, nem mesmo de ressarcimento após alguma eventualidade.

*Estagiários sob supervisão