Geral

Moradores de comunidade quilombola concluem cursos profissionalizantes da Equatorial AL

No total, 23 moradores receberam a qualificação profissional

Por Redação* 29/04/2023 13h01 - Atualizado em 29/04/2023 16h04
Moradores de comunidade quilombola concluem cursos profissionalizantes da Equatorial AL
Comunidade quilombola Pixaim, de Piaçabuçu, recebe qualificação profissional - Foto: Reprodução/Assessoria

Nesta última quinta-feira (27), os moradores da comunidade quilombola Pixaim, em Piaçabuçu, receberam a certificação dos cursos profissionalizantes de Hortaliças, Panificação e Confeitaria Caseira, que foram ofertados pela Equatorial Alagoas. Através do projeto E+ Comunidades Solares, o objetivo dos cursos é levar desenvolvimento social e energia para todos os alagoanos, ao englobar soluções com geração solar em comunidades isoladas e para famílias de baixa renda.

Os cursos foram ofertados gratuitamente e tiveram duração de dois dias. No total, 23 moradores receberam a qualificação profissional.

Maria Antônia, de 68 anos, conta como foi sua experiência na oficina de Hortaliças. “Eu sempre gostei de aprender coisas novas e quando a Equatorial chegou aqui me oferecendo uma capacitação no que mais gosto de fazer, que é cuidar das plantas e dos alimentos, eu não pensei duas vezes. Eu achei tudo maravilhoso e amei entender todos os processos, que vai desde a preparação do solo ao cultivo das plantas”, relatou a moradora.

Os cursos


Durante o curso de Panificação e Confeitaria Caseira, as alunas puderam aprender técnicas para a manipulação e produção de pães caseiros, biscoitos, bolos e salgados. Já a oficina de Hortaliças contemplou conhecimentos sobre agricultura familiar, técnicas de plantio, utilização de materiais de baixo custo e recicláveis buscando levar benefícios para a comunidade e para a própria natureza.

Os cursos foram ministrados pelo projeto ‘Arte Fora da Caixa’, circuito de intervenções que leva cultura, arte e cidadania para comunidades mais afastadas, com foco no resgate do convívio entre os moradores e ações que oportunizam lazer, desenvolvimento e fortalecimento da economia e produção criativa local.

Com informações da assessoria*