Geral

Equatorial apresenta benefícios da Tarifa Social a gestores municipais de assistência social

Reunião aconteceu na sede da AMA durante a manhã desta quinta-feira (27) e contou com a presença de 100 representantes de 65 municípios

Por Redação* 28/04/2023 11h11
Equatorial apresenta benefícios da Tarifa Social a gestores municipais de assistência social
A Tarifa Social beneficia as famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC - Foto: Vinicius Teodósio (Ascom/AMA)

Representantes da Equatorial participaram na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), de uma reunião junto ao Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de Alagoas (COEGEMAS/AL), que teve como principal finalidade estreitar os laços entre a concessionária e as instituições, para aumentar o número de cadastros na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e levar o benefício a mais alagoanos, que encontram-se em situações de vulnerabilidade social.

Durante o encontro, que contou com a presença de aproximadamente 100 representantes de 65 municípios, o consultor de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, George Oliveira, ressaltou que debater o tema junto a públicos interessados, que buscam o mesmo propósito, é mais um importante passo para fazer chegar o benefício a quem tem direito.

“Gostaria de agradecer pela oportunidade deste diálogo e reforçar que a nossa parceria com o poder público é de suma importância. Estreitar o relacionamento com quem está à frente das secretarias de assistência social e garantir que cada vez mais famílias sejam contempladas com a Tarifa Social é um dos nossos objetivos”, destacou o consultor.

Segundo a base de dados da Equatorial, mais de 500 mil famílias alagoanas já estão cadastrados na tarifa social recebendo o desconto. No entanto, ainda há 303.616 famílias que não aproveitam os descontos de até 65% na fatura de energia.

A presidente do COEGEMAS/AL, Gizelda Lins, agradeceu a presença da Equatorial Alagoas no evento e ressaltou que o momento foi bastante oportuno tendo em vista que, os gestores municipais de assistência social tiveram a chance de tirar dúvidas sobre como funciona o desconto e serão multiplicadores das informações essenciais que serão repassadas para equipes que atuam nos Centros de Referência Sociais (CRAS).

Na oportunidade também foi destacado juntos aos participantes do encontro, que o desconto pode ser estendido aos não titulares de conta de energia e para a inclusão, basta que um dos moradores da residência tenha o NIS atualizado e atenda aos demais requisitos do programa.

Como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica


A Tarifa Social beneficia as famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC e também estão aptas famílias cujo membro dependa da energia elétrica para sobrevivência (equipamento vital).

Quem ainda não possui Número da Identificação Social (NIS), deve procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para se cadastrar. Para quem já possui o NIS atualizado, pode buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Alagoas para solicitar adesão à Tarifa Social.

Os canais de atendimento para cadastro na Tarifa Social, para clientes que já possuem o NIS ativo são:


- Telefone 08000820196

- Site www.al.equatorialenergia.com.br/cadastro-baixa-renda

- Nos postos de atendimento presenciais localizados na capital e no interior do estado

- Por mensagem de texto via WhatsApp. Basta salvar o número (82) 2126-9200 na agenda do celular e mandar um “oi” para a assistente virtual Clara.

As inscrições também podem ser realizadas com os leituristas da Equatorial e os agentes de negociação, que fazem o atendimento porta a porta.

*Com Equatorial Alagoas