Geral

Alagoanos recebem mais de 20 prêmios em exposições nacionais de peixes Bettas de linhagem

Criadores de Alagoas são destaque em competições, em João Pessoa e Natal

Por Redação com assessoria 05/04/2023 14h02 - Atualizado em 05/04/2023 14h02
Alagoanos recebem mais de 20 prêmios em exposições nacionais de peixes Bettas de linhagem
Alagoanos premiados. - Foto: Assessoria

Nos últimos meses, Alagoas foi destaque no evento Nordbettas, com criadores alagoanos de peixes Bettas de linhagem. Isso porque, em duas etapas, faturaram 22 prêmios, 11 na etapa em João Pessoa que aconteceu de 10 à 12 de fevereiro, na Paraíba e mais 11 na etapa de Natal, no Rio Grande do Norte que aconteceu entre 31 de março a 2 deste mês. 

Tiago Alves é representante de uma das equipes alagoanas e conta qual é o segredo para o sucesso nas competições, “O segredo do sucesso no hobby de criação de bettas de linhagem está sempre nas pessoas e na qualidade do trabalho delas. A equipe mcz bettas agradece a todos pelo apoio e entusiasmo no crescimento do hobby em nosso estado", comenta.

De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Bettas de Linhagem de Alagoas, José Carlos dos Santos Júnior, já são cerca de 200 criadores em todo o estado, "me sinto muito feliz e animado com a evolução do Hobby da criação de peixes Bettas de linhagem em Alagoas, e como presidente da associação de Criadores de peixe Bettas de linhagem e aquarista, me sinto representado e também honrado por nossos criadores estarem desempenhando um excelente trabalho e sempre incentivamos os criadores atuais e a formação de novos criadores", comemora.

O peixe betta de linhagem é uma espécie de peixe ornamental originária do Sudeste Asiático. Peixes desta espécie são charmosos e encantadores, tendo um comprimento de aproximadamente 3,5cm. As nadadeiras variam muito nos bettas, podendo incluir cauda curta, cauda longa, cauda de véu, caudas duplas, cauda delta, uma muito impressionante cauda coroa entre outros tipos.

Uma curiosidade muito interessante sobre os peixes Betta é que possuem a particularidade de respirar o ar atmosférico, graças a órgãos chamados labirintos, que fazem com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por difusão. Por este motivo, os Bettas podem viver em águas pobres em oxigênio, mas não poluídas.

Alagoas tem um árbitro também representando nosso estado, José Alisson, conhecido como “JA” pelos criadores, é um dos juízes com formação pelo Internacional Betta Congress (IBC) União Mundial de Amantes e Criadores do Peixe Betta. “É um grande desafio para que os criadores alagoanos consigam se destacar em competições a nível nacional, pois exposições como a Nordbettas inscreve competidores de vários lugares do Brasil e a região com maior representatividade é o Nordeste. Os prêmios obtidos pelos criadores alagoanos na competição demonstra a habilidade e qualidade que temos em nosso estado, incentivando o hobby a crescer cada vez mais e assim contribuindo para que outros criadores possam se espelhar e competir também”, destaca o árbitro.

O professor Dr. Rodrigo Reis da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas, Feac/Ufal, além de criador, atua como consultor da associação de criadores para melhorar a gestão, divulgação e posicionamento da imagem da marca na sociedade. Além de fazer parte da Feira Agroecológica da Praça Centenário, comenta sobre os prêmios:

"Os prêmios obtidos pelos criadores de bettas de linhagem de Maceió devem ser comemorados e reconhecidos pela sociedade alagoana! O hobby tem avançado bastante e movimenta inclusive a economia local. Acredito que o aumento do número de criadores tem avançado devido aos eventos e premiações obtidas”, comenta o professor.

Ele continua dizendo que percebeu que no pós-pandemia as pessoas passaram a valorizar mais hobbies e atividades ligadas a qualidade de vida e lazer, como forma de ter uma vida mais leve e feliz, “criar peixes é uma forma de resgatar a criança que todos temos por dentro e precisamos cuidar. Basta ver uma criança na frente de um aquário para entender como o hobby é importante para ter um sorriso no rosto e esquecer o stress dos dias difíceis”, destaca Dr. Reis.

Toda a sociedade alagoana pode participar dos encontros de criadores de peixes betta, que acontecem todo mês, na Praça Centenário, aos domingos. Tendo, além da exposição de peixes, sorteio de brindes. O evento agora tem acontecido nos mesmos domingos da Feira agroecológica e da Feira de Artes na Centenário. Interessados podem seguir o Instagram da associação para acompanhar as programações @acbalagoas.