Geral

Maceioense de 23 anos se destaca como confeiteiro nos EUA

De acordo com Murillo Damasceno, o amor pela confeitaria começou no início da faculdade

Por Assessoria 22/03/2023 14h02 - Atualizado em 22/03/2023 15h03
Maceioense de 23 anos se destaca como confeiteiro nos EUA
De acordo com Murillo, o amor pela confeitaria começou no início da faculdade. - Foto: Assessoria

O amor pela confeitaria possibilitou ao jovem Murillo Damasceno, de 23 anos, atravessar fronteiras. Formado em Gastronomia pelo UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, após concluir o curso ele decidiu ir para os Estados Unidos onde vive há quase quatro anos. "Cozinhar foi uma paixão que passei a ter desde criança quando assistia minha mãe na cozinha por horas. Ela sempre amou servir bem, então, seguir o caminho da cozinha profissional foi muito natural para mim", conta Murillo.

De acordo com Murillo, o amor pela confeitaria começou no início da faculdade. A área chamou sua atenção pela delicadeza e riqueza em detalhes, além da precisão e especificidade de cada preparo. "Ainda no começo do curso comecei a estagiar em uma renomada confeitaria de Maceió. Lá aprendi dos mais básicos até os mais avançados processos da confeitaria e também sobre como trabalhar em equipe, liderança, pontualidade e precisão", diz o jovem.

Após encerrar o ciclo de dois anos neste estabelecimento e com o diploma em mãos, Murilo passou a ter ainda mais o sonho de conhecer outro país. Quando o alto custo de uma viagem internacional fazia esse sonho parecer impossível, ele descobriu um programa de treinamento para chefs, que recrutava jovens talentos, nos Estados Unidos.

"Fui contratado por uma confeitaria francesa chamada Alexander’s Patisserie. Foi meu primeiro contato com a forma norte americana de trabalhar. Passar por isso falando outra língua não foi muito fácil no começo, mas a necessidade e prática nos permite acostumar com o diferente. Aprendi panificação, entremets, decoração, bolos de andar, macarons. Esse treinamento para jovens chefs é chamado de croiss training, o que significa que passamos por diversos setores da cozinha em um curto período de tempo. Após ter uma ideia geral de cada área, passamos a focar em um processo específico, que no meu caso foi a área de viennoiserie", relata o gastrólogo.

A partir das novas experiências ele foi sendo reconhecido, assumindo mais responsabilidades na cozinha e acabou se tornando o responsável pela área de viennoiserie, palavra que vem do francês para indicar um tipo de produto de massa folhada ou com levedura. A palavra também é usada como um sinônimo para padaria de luxo ou fina. "Além disso, passei a ensinar e repassar meus conhecimentos para outros jovens talentos que chegavam para seus treinamentos. Na minha opinião, essa é uma das maiores belezas dessa área, pois ensinar não é só transferir conhecimento, mas também criar formas para a seu próprio desenvolvimento e construção como profissional", destaca.

Durante a experiência ele trabalhou com chefs e cozinheiros de países como Estados Unidos, França, Itália, Indonésia, China, Vietnã e Ucrânia, aprendeu muitos sobre novas culturas e como lidar com os diferentes tipos de comportamentos, de formas de trabalhar e de lidar com as mais diversas situações.

"Após um ano e meio, meu ciclo na Alexander’s Patisserie chegou ao fim. Retornei para Maceió já com uma segunda oferta de trabalho nos Estados Unidos. Alguns meses depois deixei o Brasil novamente, dessa vez para trabalhar em uma nova confeitaria, chamada Maison Alyzee, que assume uma identidade francesa totalmente tradicional. Aqui assumo a posição de sous chef, responsável por coordenar e liderar área de panificação da confeitaria. Sendo responsável também pela criação de novos produtos, especialmente de produtos temáticos", afirma.

Murillo enfatiza que trabalhar longe do conforto e paz que sua família e amigos proporcionam é um mar de emoções. "Aqui, busco me manter firme e focado em aprender e desenvolver minhas habilidades pessoais e profissionais, crescer como indivíduo e também como líder, ao mesmo tempo em que me dedico a manter um relacionamento saudável a distância com aqueles que amo. E mesmo não sendo fácil, acredito que todo esforço e trabalho valem a pena", finaliza.

Murillo Damasceno concluiu o curso de Gastronomia na UNINASSAU, em Maceió, em janeiro de 2019. Outras informações sobre o curso e a Instituição podem ser acessadas no site www.uninassau.edu.br.