Geral

Alagoas pode ser atingida por chuvas acompanhadas de raios e fortes ventos neste final de semana

O governador do Estado orientou que os alagoanos não fiquem em locais de riscos e busquem casas de familiares seguras; saindo apenas em casos de extrema urgência

Por Redação 04/11/2022 17h05 - Atualizado em 04/11/2022 18h06
Alagoas pode ser atingida por chuvas acompanhadas de raios e fortes ventos neste final de semana
Aviso Meteorológico de chuvas - Foto: Semarh


Alagoanos devem ser manter atentos, pois em aviso emitido nesta sexta-feira, 04, pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), revelou que as condições atmosféricas sobre a Região Nordeste do Brasil estão favoráveis a ocorrência de chuvas no Estado de Alagoas a partir da madrugada de sexta-feira (4), intensificando-se no sábado (5) e podendo se estender até o domingo (7). Destacando que chuvas, raios, risco de queda de árvores e alagamentos podem atingir o Estado.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas também destacou a importância dos alagoanos em se manterem atentos, orientando que as pessoas saiam de locais de riscos e busquem casas de familiares seguras; saindo apenas em casos de extrema urgência

Segundo a assessoria de Comunicação da pasta estas chuvas podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em pontos isolados do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste. Os acumulados podem ser expressivos em todas as regiões ambientais de Alagoas.

Existe risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação de pequenos rios e riachos. Também é necessário ter atenção à queda de árvores, placas, coberturas metálicas, estruturas fragilizadas e objetos que poderão atingir as redes elétricas nas regiões com previsão de rajadas de vento.

Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios do Estado de Alagoas. A tendência é que as chuvas atinjam inicialmente o Oeste de Alagoas e posteriormente espalhem-se para o restante do Estado.

Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta da Semarh, ressaltou que “em caso de chuvas intensas a população siga as orientações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil”.

Com informações do Cada Minuto.