Geral

MPT aguarda solução orçamentária da Semec para lançar novo edital de coleta seletiva

Secretário pediu prazo de 15 dias para buscar uma dotação orçamentária suplementar que atenda demandas atuais de cooperativas

Por Redação* 09/08/2022 14h02 - Atualizado em 09/08/2022 15h03
MPT aguarda solução orçamentária da Semec para lançar novo edital de coleta seletiva
Cooperativas estão desde o mês de maio sem receber o pagamento do município - Foto: Assessoria

O Ministério Público do Trabalho (MPT) aguarda que a Secretaria de Economia de Maceió (Semec) apresente, ainda neste mês, uma solução orçamentária para viabilizar o lançamento de um novo edital de chamamento público para as atividades de coleta seletiva domiciliar na capital. A expectativa do MPT é de que, com o lançamento do edital, o município reajuste o valor pago mensalmente às cooperativas Coopvila, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes e Cooplum pelos serviços prestados e aumente o número de residências atendidas pela coleta seletiva.

Durante audiência de mediação conduzida pelo MPT no final de julho, de forma telepresencial, o secretário adjunto da Semec, Fabrício Fernandes, solicitou prazo de 15 dias para buscar uma dotação orçamentária suplementar necessária para atender as demandas atuais das cooperativas que realizam a coleta seletiva domiciliar. Segundo o gestor, a Semec está em contato com a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e tratou do assunto com o prefeito de Maceió para tentar encontrar uma solução para resolver o problema.

O novo encontro aconteceu 10 dias depois de uma reunião presencial realizada no dia 18 de julho com as cooperativas e o secretário de Economia, João Felipe Borges. Na ocasião, o procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, solicitou da pasta de finanças a apresentação de um orçamento proporcional à realidade atual de cooperadas e cooperados, que estão enfrentando dificuldades para a manutenção das despesas operacionais, principalmente causadas pelo aumento da inflação.

O procurador-chefe Rafael Gazzaneo enfatizou que é necessária uma atuação urgente do Município de Maceió, porque os catadores estão sendo prejudicados sem um orçamento atualizado que aumente a remuneração pela coleta domiciliar. Gazzaneo também afirmou que o aumento da coleta seletiva no município é necessário e importante por sua dimensão social e ambiental, além do benefício a ser promovido a toda coletividade.

“Na última reunião com o município, saímos esperançosos de que o edital para a renovação do contrato mantido entre o município e as cooperativas seja renovado, atualizando os valores respectivos e, principalmente, ampliando de forma substancial o número de residências assistidas pela coleta seletiva. Na medida em que há a ampliação do número de residências atendidas, há a ampliação dos ganhos relacionados ao meio ambiente, bem como a ampliação dos valores a serem pagos às cooperativas, já que o contrato prevê o pagamento por cada domicílio atendido. Por isso, esperamos que esse trabalho se amplie não só no Município de Maceió, mas para outros municípios de Alagoas, e que outros estados se engajem nesse processo”, explicou Gazzaneo.

Durante um dos encontros, catadoras também informaram que, além das despesas operacionais que enfrentam, as cooperativas estão desde o mês de maio sem receber o pagamento do município, o que compromete ainda mais a continuidade das atividades dos catadores.

Sudes aguarda definição


De acordo com a representante jurídica da Sudes, Joanna Dhália, o pedido de suplementação para o lançamento do novo edital já havia sido enviado à Secretaria de Economia, mas dentro de uma rubrica que englobava outras demandas gerais relacionadas à coleta. Dhália informou que, após a definição da Semec sobre o orçamento suplementar, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável pretende lançar o edital com a maior brevidade possível.

Sobre o atraso no pagamento às cooperativas, a representante da Sudes explicou que o atraso no envio das notas de empenho ocasionou o atraso no pagamento. Segundo Joanna Dhália, no novo edital há a previsão de que esse problema seja sanado no que se refere aos prazos para apresentação dos documentos necessários à realização do pagamento.

Nova audiência


O Ministério Público do Trabalho em Alagoas designará uma nova audiência de mediação no dia 18 de agosto, de forma telepresencial, com representantes do Município de Maceió e das cooperativas de coleta seletiva. Nesse novo encontro, a expectativa é de que o município solucione o problema do orçamento para o lançamento do edital.

*Com assessoria

Tags: