Geral

Cursos profissionalizantes mudam realidade de usuários do Cadastro Único

Cursos são ofertados pela Assistência Social e realizados pelo Senai

Por Vanessa Napoleão/Ascom Semas 30/07/2022 17h05 - Atualizado em 30/07/2022 18h06
Cursos profissionalizantes mudam realidade de usuários do Cadastro Único
Além do curso gratuito, alunos recebem auxílio alimentação e transporte. - Foto: Foto: Alisson Frazão/Ascom Semas

Usuários do Cadastro Único estão tendo a oportunidade de mudar a realidade através dos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Esses cursos garantem um posicionamento melhor no mercado de trabalho e renda extra para os alunos que quiserem trabalhar por conta própria.

Um deles é o adolescente, Vinicius Kauã de 15 anos. Ele é o mais novo da turma do curso de padeiro e está aproveitando a oportunidade já para aprender uma profissão. “Estou achando muito bom o curso. Estou aprendendo coisas que nunca pensei em aprender", falou.

Vinicius Kauã sonho em ter seu próprio negócio quando for adulto. Foto: Alisson Frazão/Ascom Semas

Vinicius Kauã sonho em ter seu próprio negócio quando for adulto. Foto: Alisson Frazão/Ascom Semas

Ele gostou tanto do curso que pensa em um dia ter um próprio negócio na área de panificação. “Estou dando muito valor a essa oportunidade que estou tendo. Continuo estudando, faço o nono ano. Venho para o curso de manhã e a à tarde vou para escola”, disse Vinicius.

A dona de casa, Rosélia Souza, de 55 anos, está participando do segundo curso profissionalizante. Ela já fez o curso de costureiro industrial e a agora está fazendo o de padeiro.

“Esses cursos deixam a gente pronta para aplicar o que aprendeu, podendo trabalhar em casa e seguir em frente com uma profissão. Não teria a condição de pagar cursos tão bons assim. Agradeço muito e estou aproveitando a oportunidade. E em breve estarei tendo uma renda extra, fazendo o que aprendi na minha casa”, disse Rosélia.

Rosélia pretende trabalhar em casa fazendo pães. Foto: Alisson Frazão/Ascom Semas

Rosélia pretende trabalhar em casa fazendo pães. Foto: Alisson Frazão/Ascom Semas

A turma do curso de padeiro tem 25 alunos e além de pães, eles vão aprender a fazer bolos, biscoitos e bolachas. O instrutor, Lucas Carloman, falou um pouco do desempenho dessa turma.

"Nessa turma temos muitos alunos desenrolados. Aqui no Senai sempre recebemos ligações de empresas para indicar alunos. E com certeza dessa turma sairão bons profissionais que indicaremos para trabalhar", disse o professor.

Instrutor, Lucas Carloman orientando alunos. Foto: Alisson Frazão/Ascom Semas

Instrutor, Lucas Carloman orientando alunos. Foto: Alisson Frazão/Ascom Semas

Para participar desses cursos é necessário que os usuários possuam a idade mínima de 14 anos e estejam cadastrados no CadÚnico, possuindo uma renda per capita familiar de até R$ 210,00. Além disso, os participantes devem cursar no mínimo o 6º ano do ensino fundamental.

Além do curso padeiro, têm turmas do curso de confeiteiro e costureiro industrial do vestuário acontecendo no Senai para usuários do CadÚnico. Nos próximos meses serão abertas novas turmas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) disponibiliza todo o material didático, assim como auxílio-transporte, alimentação e certificado do Senai no final do curso.