Geral
Ufal e universidade alemã vão desenvolver pesquisa no Sudão
Objetivo é gerar novos insights científicos relacionados às mudanças projetadas na seca, extraindo dados de satélite globais
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), e a University of Cologne, da Alemanha, vão desenvolver o projeto de pesquisa Extreme Sudan Climate (XSUDE Proposal). Trata-se de uma iniciativa de apoio institucional e capacitação para estudos climáticos extremos, nas regiões áridas e semiáridas do Sudão (Sahel), altamente suscetíveis às secas extremas, em função da mudança climática.
A experiência do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites no monitoramento de secas gerou a parceria de pesquisa com a University of Cologne, uma das mais tradicionais universidades europeias.
O projeto será coordenado pelo professor Humberto Barbosa, fundador do Lapis, em parceria com o Geographical Institute e a colaboração de bolsistas de doutorado e pós-doutorado.
De acordo com Barbosa, o objetivo da proposta é “gerar novos insights científicos relacionados às mudanças projetadas na seca, extraindo informações de dados de satélite globais de última geração, que contribuam para melhorar os sistemas de alerta e medidas de adaptação à mudança climática no Sudão”.
O projeto acaba de ser aprovado com financiamento europeu, que inclui a organização de eventos, missões e outras atividades de pesquisa. A equipe fará uso de tecnologia de Sensoriamento Remoto/Sistema de Informação Geográfica (GIS), para instalação de sistemas aperfeiçoados de alerta precoce de seca.
Uma das ações previstas é a instalação do Sistema EUMETCast, a tecnologia descentralizada para recepção de dados de satélites, usada pelo Lapis, bem como a capacitação de usuários para sua operação.
Acesso livre
A plataforma EUMETCast, instalada no Lapis, desde 2017, tem como objetivo fornecer de forma livre e/ou com baixo custo, uma vasta gama de dados ambientais. As informações são obtidas e geradas por diversas instituições colaboradoras.
O acesso livre às imagens do Meteosat-11 e Sentinel-2B, por exemplo, é parte da proposta do XSUDE.
“Com uma simples antena para receber os sinais dos satélites utilizados para essa plataforma e um microcomputador com software livre, o usuário – desde sua casa, da escola ou de uma empresa – poderá obter as informações ambientais e meteorológicas que desejar”, explica o coordenador.
Mais informações sobre o EUMETCast, podem ser encontradas na homepage.
Em tempo real
Chuvas intensas podem atingir o Litoral e a Zona da Mata neste fim de semana
Adeal abre a primeira etapa da campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos de 2026
Rios do norte de Alagoas entram em nível de atenção
Trump informa ao Congresso fim das hostilidades com Irã, mas mantém alerta

