Geral

Sabatina da OAB ouve candidatos ao Quinto Constitucional

Especial do Quinto Constitucional da OAB Alagoas. A sabatina teve início às 10h, e a previsão é concluir às 17h de hoje

Por Assessoria 23/06/2022 14h02
Sabatina da OAB ouve candidatos ao Quinto Constitucional
A participação na sabatina é facultativa e, e cada concorrente poderá responder no prazo máximo e improrrogável de cinco minutos sobre cada um dos temas - Foto: Reprodução | Assessoria

Na disputa a uma vaga de desembargador do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Alagoas, o advogado e professor da Ufal, Fernando Maciel, foi o primeiro a ser ouvido, conforme sorteio, pelos membros da Comissão Especial do Quinto Constitucional da OAB Alagoas. A sabatina teve início às 10h, e a previsão é concluir às 17h de hoje.

A participação na sabatina é facultativa e, e cada concorrente poderá responder no prazo máximo e improrrogável de cinco minutos sobre cada um dos temas definidos pela Comissão de Sabatina.

Durante sua fala, em 15 minutos cravados, o advogado Fernando Maciel respondeu as três perguntas formuladas pela Comissão, evento que ocorreu na sala dos Conselhos.

Inicialmente, Fernando Maciel fez uma breve apresentação do seu currículo, destacando sua trajetória profissional, acadêmica, bem como, sua formação familiar e social. Ele destacou seus 27 anos como advogado atuante e ainda sua vida acadêmica, onde atua há 26 anos como professor do curso de Direito da Ufal.

"Nosso objetivo é fazer com que os advogados tenham uma representação no Poder Judiciário de Alagoas, que possam brigar pelas prerrogativas, igualdade, acesso, e para fazer uma justiça mais próxima do cidadão e da cidadã e, sobretudo, das advogadas e advogados", ressaltou Fernando Maciel.

Segundo ele, o projeto para o Quinto Constitucional não é pessoal exclusivamente, é um projeto coletivo de advogadas e advogados de Alagoas que acreditam que seu nome reúne qualificações e o perfil necessários para assumir o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Entre as proposições ao Pleno do TJ/AL, Fernando Maciel destacou a criação de uma sala de acolhimento às famílias, para mulheres lactantes, vaga de estacionamento para gestantes, entre outras.

De acordo com a Comissão Especial do Quinto Constitucional, é dever dos participantes do evento, em sua apresentação, observar a ética, o decoro, a dignidade, próprios de quem se propõe a representar a advocacia em tribunais.

“A sabatina busca aferir o conhecimento e opiniões dos concorrentes sobre o papel da advocacia como ocupante da vaga do Quinto Constitucional, o seu compromisso com o regime democrático, a defesa das prerrogativas e a valorização da advocacia, além de seus conhecimentos sobre temas gerais e atuais de Direito e do seu entendimento sobre os princípios que devem nortear as relações entre advogados, juízes, membros do Ministério Público e serventuários”, explica Eduardo Marinho, presidente da Comissão Especial do Quinto Constitucional da OAB Alagoas.