Geral
Ciclone deixa seis mortos e 44 mil desalojados em Madagáscar; veja vídeos
País foi atingido pela 4ª vez em um mês

Na última quarta-feira (23), o Ciclone Tropical Emnati atingiu Madagascar durante a madrugada com ventos fortes e chuvas torrenciais. Essa é a quarta grande tempestade a atingir o país em um mês. Segundo os últimos dados hoje (26)divulgados pelo Gabinete Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (BNGRC) do país, mais de 44.000 pessoas ficaram desalojadas e seis morreram à passagem do ciclone.
"A circulação de pessoas potencialmente em perigo antes da chegada da tempestade, a sensibilização para o reforço das infraestruturas nacionais, a criação de abrigos, são algumas das medidas que tomámos para evitar o pior", disse por telefone na sexta-feira à agência Efe o diretor do BNGRC, Paolo Emilio Raholinarivo.
Embora tenha perdido força durante a sua passagem por Madagáscar, o Emnati causou danos no sul e sudeste do país, incluindo algumas áreas afetadas há pouco mais de duas semanas pela passagem do ciclone Batsirai, que provocou a morte de 120 pessoas.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as zonas da ilha, especialmente o sul, também enfrentam há um ano a pior seca das ultimas quatro décadas, que deixou cerca de 1,64 milhões de pessoas a sofrer de insegurança alimentar.
O escritório chamou ainda a atenção para a possibilidade de inundações repentinas, já que as terras estão muito secas nessas áreas.
*Com informações da Agência Brasil
Veja na íntegra imagens
Latest satellite view of Cyclone #Emnati as it approaches Madagascar 🇲🇬 Landfall is expected tonight near the city of #Manakara (pop. 44k) with winds up to 140 km/h pic.twitter.com/V1euK6AxEW
— Zoom Earth (@zoom_earth) February 22, 2022
Cyclone Emnati made landfall in Madagascar, which is still recovering from the damage brought on by three other major storms https://t.co/gXk41LPxzl pic.twitter.com/vjEzevDVWA
— Reuters (@Reuters) February 24, 2022
