Geral
MPT vistoria entidade filantrópica após destinar recursos para melhorias
Órgão encaminhou a verba após acordo judicial feito com a Braskem para o enfrentamento da pandemia

O Ministério Público do Trabalho (MPT), através da procuradora Rosemeire Lobo Lamarca, realizou vistorias em entidade filantrópica, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.
A Associação Espírita Nosso Lar foi agraciada com uma quantia de R$ 801.492,94 resultado de um acordo judicial feito entre o MPT e a mineradora Braskem, onde foram separados cerca de R$ 5 milhões para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
A verba foi direcionada para realizar melhorias nas instalações da entidade para isolamento e cuidados com os idosos durante a pandemia. Com o recurso encaminhado pelo MPT e pela 7ª Vara do Trabalho de Maceió, o Nosso Lar pôde construir uma base de atendimento ambulatorial não somente para os idosos, mas para os moradores das proximidades à associação no período de maio de 2020 a outubro de 2021. A associação fez uso do dinheiro para adquirir medicamentos, vitaminas, suplementos e outros materiais.
A procuradora Rosemeire celebrou a benfeitoria realizada pelo MPT no Nosso Lar, e sente que o órgão está de forma efetiva cumprindo sua missão institucional.
"O MPT sente de forma efetiva a sua missão institucional cumprida quando constata serviços entregues à população, sendo neste caso principalmente beneficiadas crianças e idosos, melhorando sua situação de vulnerabilidade social e propiciando uma vida mais digna", comentou.
Depois de visitar o abrigo, a procuradora seguiu para os ambulatórios. A entidade possui três núcleos destinados à saúde que realizam 100 atendimento por mês, em tempos de Covid-19. Um deles, o Ambulatório nº 2, é resultado da destinação de valores do MPT.
Para o presidente da Associação Espírita Nosso Lar, Vítor José Rodrigues, ações como os do MPT e da Justiça do Trabalho permitem a materialização de propostas sociais: “Fica evidenciada a sensibilidade das instituições para haver uma capilarização de sua atuação junto aos excluídos, atingindo o propósito a que se predestinam, tal como ocorre com as organizações beneficentes. Dessa forma, toda sociedade é envolvida e atendida nas suas necessidades”.
A entidade filantrópica entregou ao MPT todas as prestações de contas referentes aos recursos destinados, que são acompanhadas nos autos do PAJ 001014.2019.19.000/0.
*Com informações de Ascom MPT/AL.
