Geral
Instituto do Meio Ambiente diz que festa na Praia do Marceneiro também infringiu leis ambientais
Além da festa ter sido ilegal, evento cometeu três infrações na legislação do Plano de Manejo

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais informou, na manhã desta quarta-feira (29), que a festa ilegal que ocorreu na Praia do Marceneiro, em Passo do Camaragibe, desrespeitou também a legislação ambiental.
De acordo com a entidade, um total de três infrações foram cometidas, sendo infrações nas normativas de nº 25, nº 38 e nº 55 do Plano de Manejo.
"As infrações são proibição do consumo de alimentos e bebidas nas piscinas naturais, da realização de eventos em ambientes recifais e da perturbação sonora nesses ambientes", disse Vinícius Cavichioli, atual chefe gestor do NGI Costa dos Corais.
Ainda de acordo com o gestor, os responsáveis pela festa e pelas infrações já foram localizados e estão sendo responsabilizados.
"O principal impacto é o de capacidade de resiliência dos corais. Trabalhamos em mais de 30 áreas, e existe limite de visitação, sendo esse limite seguido todos os dias. Então quando há um evento desse porte, traz um impacto muito grande ao sistema, que não retorna ao ponto de equilíbrio. Os peixes-bois marinhos, que é um dos objetivos da área de preservação, ficam prejudicados. A rota é habitada por eles. Isso atrapalha de forma expressiva a rotina dos animais marinhos", conta Vinicius.
