Geral

Alagoas: dos 102 municípios, apenas 21 atendem recomendação do Ministério Público e suspendem Réveillon

Com o prazo de resposta vencido, promotores de Justiça podem recorrer ao Poder Judicial para suspender festas

Por Redação com Tribuna Independente 09/12/2021 12h12
Alagoas: dos 102 municípios, apenas 21 atendem recomendação do Ministério Público e suspendem Réveillon
Sede do Ministério Público de Alagoas - Foto: Reprodução/Internet

Dos 102 municípios alagoanos, apenas 21 atenderam a recomendação do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e cancelaram os festejos de Réveillon.

O MP/AL recomenda que os municípios de Alagoas suspendam as comemorações de fim de ano e qualquer evento que possa gerar aglomerações. Ação tem o objetivo de minimizar o impacto da nova variante do Covid-19 - a chamada ômicron - e impedir sua chegada ao estado alagoano.

O órgão deu um prazo de 5 dias - que já está vencido desde a última terça-feira (07) - para que as prefeituras cancelem qualquer festa e outras ocasiões que gerem aglomeração intensa no final do ano.

Com apenas 21 prefeituras atendendo a recomendação, promotores de Justiça podem recorrer ao Poder Judiciário para suspender eventos em cidades que possam ser resistentes ao cancelamento.

Risco da nova variante 

Apesar da vacinação estar avançando no Brasil e o país estar em um quadro melhor, se comparado ao ano de 2020, a nova variante da Covid-19 - a mutação africana ômicron - representa o risco de uma nova onda da pandemia no país.

Com o alerta dos outros países, diferentes entidades e órgãos brasileiros estão contra recomendando os festejos de fim de ano com o intuito de evitar a possível nova onda. Com isto, diferentes capitais brasileiras atuam para suspender os tradicionais eventos, com o risco de também afetar o carnaval.