Geral

Veja “tabela” de 20 e 30 horas da Educação: “aumento pode passar de 100%”

Informação foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas desta segunda-feira (18)

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 20/10/2021 17h05
Veja “tabela” de 20 e 30 horas da Educação: “aumento pode passar de 100%”
Imagem ilustrativa. - Foto: Reprodução/Internet

A mensagem foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas de segunda-feira (18). Junto com a mensagem que propõe aumento salarial foram publicadas as novas tabelas do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da Educação.

O projeto, já está em tramitação no Poder Legislativo, no entanto, traz apenas a tabela de 40 horas para a função de professor.

Vários servidores entraram em contato com o blog para perguntar pelas tabelas para jornadas de 30 e de 20 horas. Não, elas não serão publicadas.

Nesse caso, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, a regra a ser aplicada é a da proporcionalidade. “O salário será proporcional. Um professor de 30 horas vai ganhar 75% do que ganhará um de 40 horas”, resume.

Em tese, a mesma regra vale para 20 horas, cujo salário será exatamente 50% da tabela de 40 horas.

E se depender do Estado, os professores de 20 horas vão “desaparecer” dos quadros da Secretaria da Educação. O secretário Rafael Brito, da Seduc, explica que atualmente são cerca de 4 mil professores com essa carga horária ou com 25 horas, de um total de 13,4 mil servidores efetivos.

“Para todos eles será aberta a possibilidade de ampliar a contratação para 30 horas. Esse processo será feito por um chamamento, um edital interno, cumprindo a legislação”
, aponta Rafael.

O secretário acrescenta que a carga horária ideal para o professor ou professora e para o Estado é 30 horas. “Essa jornada (30 horas) dá condição para que eles ensinem todos os dias em uma das nossas escolas, complementando a atividade extra classe em casa e tendo outra jornada, seja em escolas municipais ou privadas, sem prejuízo de sua atividade na nossa rede de ensino”, explica.

Com a ampliação da carga horária, o servidor poderá ter mais de 100% de aumento nos seus vencimentos, afirma Rafael Brito: “a professora ou professor terá direito ao aumento por conta da correção da tabela do PCCS e sobre essa tabela poderá acrescer mais 50%, em função da ampliação da carga horária. Com isso, em vários casos, os reajustes poderão passar dos 100%”, explica.

Não existe limite para a ampliação da carga horária: “todo professor ou professora que tiver interesse, poderá ampliar de 20 para 30 horas”, assegura Brito.

Confira a simulação das tabelas de 20 e 30 horas: