Geral
Realizada primeira neurocirurgia de descompressão medular em hospital público de Alagoas
Procedimento aconteceu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e foi um sucesso

A primeira neurocirurgia de descompressão medular realizada em um hospital público de Alagoas ocorreu na última terça-feira (28), no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, sendo um grande marco da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), principalmente por ser uma cirurgia eletiva considerada de alta complexidade.
O processo cirúrgico de descompressão medular retirou um tumor da coluna vertebral de um paciente, descomprimindo a medula óssea e estabilizando a coluna, mantendo o alinhamento adequado entre as vértebras e reduzindo a dor.
O neurocirurgião João Paulo conta que sempre foi um sonho para os profissionais da saúde realizar procedimentos de alta complexidade em um hospital público: “Essa cirurgia realizada em um hospital do Estado ressalta a importância de um hospital 100% SUS realizar esses procedimentos de alta complexidade”, disse.
A cirurgia foi um sucesso e o paciente já se recupera bem, seguindo em observação até finalizar todo o tratamento. O neurocirurgião Duarte Cândido participou do procedimento e explicou que o paciente teve uma paralisia súbita, devido a um tumor vertebral.
“Ele tinha um tumor vertebral que invadiu a medula e teve perda súbita da sua função motora. Mas, ele ainda tem a função sensitiva e é isso que ainda estamos buscando preservar”, enfatizou Duarte Cândido.
“Esse é um momento histórico. Estamos construindo uma nova saúde pública em Alagoas! Agora conseguimos realizar procedimentos diversos em nossas unidades, um avanço que nos possibilita realizar cirurgias de alta complexidade com profissionais altamente capacitados, entregando aos alagoanos a saúde pública de qualidade”, comemorou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
