Geral

Judiciário de Alagoas realiza 652 audiências de custódia de forma virtual

Formato possibilita que presos sejam ouvidos sem se deslocar a uma unidade judiciária

Por Redação com TJ/AL 21/09/2021 12h12 - Atualizado em 21/09/2021 12h12
Judiciário de Alagoas realiza 652 audiências de custódia de forma virtual
Juiz Geneir Marques - Foto: Reprodução

Todo preso em flagrante deve ser submetido a uma audiência de custódia, e pensando no benefício de todos os envolvidos, o Judiciário de Alagoas resolveu começar a realizar essas audiências de forma virtual em abril deste ano.

No total, 652 audiências já foram realizadas nesse formato, onde os presos são ouvidos a partir da delegacia que estão custodiados, em Maceió ou no interior, sem precisar se deslocar a uma unidade judiciária.

A audiência de custódia é necessária para que um magistrado possa avaliar a legalidade e a necessidade de manutenção da prisão. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece o prazo de 24h para que isso ocorra.

O juiz Geneir Marques, da 17ª Vara Criminal da Capital, conta que a tecnologia beneficiou todos os envolvidos nas audiências.

Com a pandemia e todos os cuidados protocolos que a gente precisa seguir, acredito que a videoconferência trouxe um ganho muito grande não só para o Judiciário, mas para todos os envolvidos, com a possibilidade de ter uma interação muito mais rápida e sem prejudicar quem quer que seja”.