Geral

Gabinete de Combate à Covid-19 solicita antecipação da vacinação contra Covid-19

“Nós temos como avançar muito em dois meses, vacinar em dois meses a quantidade que a gente já vacinou todo esse tempo”, disse o coordenador do GGI, Claydson Moura

Por Redação com Cada Minuto 20/09/2021 19h07
Gabinete de Combate à Covid-19 solicita antecipação da vacinação contra Covid-19
Claydson Moura solicitou ao secretário Alexandre Ayres a antecipação da vacinação. - Foto: Gabriela Borba/Cada Minuto

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Combate à Covid-19, Claydson Moura, solicitou ao secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, nesta segunda-feira (20), que disponibilizasse as vacinas guardadas para a 2ª dose para que Maceió antecipe em 30 dias a imunização contra o coronavírus. “Nós temos como avançar muito em dois meses, vacinar em dois meses a quantidade que a gente já vacinou todo esse tempo”, reforçou.

Segundo ele, o município está com quase 50% da população com a segunda dose aplicada, com o avanço da vacinação na capital mais rápida será a retomada do comércio em todo o estado. “Diminuir o prazo de 90 dias para 60 dias e mandar mais vacinas para a segunda dose. Quanto mais a gente vacinar mais rápido vamos vencer essa doença”.

Em resposta, Ayres relatou que a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau/AL) não está mais armazenando as doses, que isso acontecia quando o estado recebia apenas doses da CoronaVac, que tem um prazo de 28 dias entre a primeira e segunda aplicação. Por esse motivo, e pela falta de consistência na entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde (MS), o estado não pode ofertar as vacinas para a capital.

O coordenador do GCI rebateu que o secretário havia lhe contado, pessoalmente, que atenderia a esse pedido. Alexandre Ayres concluiu a discussão dizendo que as circunstâncias foram debatidas um mês e meio atrás e que, no momento, não seria possível contemplar a capital com mais vacinas para completar o ciclo vacinal.