Geral

Programa de Reconstrução Mamária realiza 13 cirurgias em dois meses

A 13ª cirurgia de reconstrução mamária nesta segunda (20)

Por Redação com Sesau 20/09/2021 16h04
Programa de Reconstrução Mamária realiza 13 cirurgias em dois meses
Cirurgia de reconstrução mamária - Foto: Reprodução

Mulheres alagoanas passaram a contar, desde outubro do ano passado, com o Programa Ame-se, que visa zerar a fila de espera para cirurgias de reconstrução da mama. Lançado há menos de um ano, o Programa passou por uma pausa, em razão da pandemia da Covid-19 e, desde a sua retomada, em 19 de julho deste ano, acelerou a reconstrução mamária em mais de 100%, quando comparado com os anos anteriores. em dois meses foram realizadas 13 cirurgias enquanto nos anos anteriores eram realizadas apenas quatro procedimentos de acordo com dados da Secretaria do Estado de Saúde (Sesau).

O Programa Ame-se, atende mulheres que estão na fila de espera para terem o seio reconstruído e já tenham concluído o tratamento do câncer. “É a chamada reconstrução tardia, que não foi feita logo após a retirada da mama. Um dos critérios do programa é a paciente já ter terminado o tratamento há pelo menos seis meses. E por isso é fundamental esse acompanhamento médico desde as primeiras consultas”, explicou a coordenadora do Programa Ame-se, Francisca Beltrão.

Direito 

Há duas leis que garantem o direito à reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todas as mulheres que sofrem mastectomia total ou parcial, em decorrência do câncer de mama. A primeira, de 1999, previa apenas que a cirurgia reparadora acontecesse, mas não determinava quando. Somente em 2013, uma nova lei mais específica, garantiu que a operação pudesse ser feita imediatamente, na mesma intervenção de retirada do tumor.

Seleção 

As mulheres mastectomizadas são selecionadas por meio de um fluxo elaborado pela Secretária do Estado de Saúde (Sesau). As pacientes são encaminhadas por Organizações Não Governamentais (ONGs) que desenvolvem ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de mulheres acometidas pelo câncer de mama.

Reconstrução e Humanização 

O Programa Ame-se vai além dos procedimentos cirúrgicos, uma vez que ele busca retomar a autoestima de dezenas de mulheres, com um atendimento humanizado nos hospitais, além de rastrear a doença, evitando que chegue ao estágio mais grave.