Geral

Realizada primeira cirurgia de dilatação de estenose executada pela Rede Pública do Estado

Procedimento ocorreu no Hospital Metropolitano de Alagoas e foi muito bem sucedido

Por Redação com Tribuna do Sertão 20/09/2021 13h01
Realizada primeira cirurgia de dilatação de estenose executada pela Rede Pública do Estado
Procedimento foi um sucesso - Foto: Reprodução/Catarina Magalhães

Após mais de um ano se dedicando ao atendimento de pacientes com Covid-19, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, já está assistindo pacientes com outras comorbidades. Na última quinta-feira (16), a unidade hospitalar realizou, com sucesso, a primeira cirurgia de dilatação de estenose executada pela Rede Pública do Estado.

O procedimento foi necessário, após um processo de cicatrização no esôfago, que estava comprimindo o órgão e dificultando a alimentação do paciente. Por meio da cirurgia realizada no HMA, que teve como resultado a dilatação do esôfago, o paciente poderá levar uma vida normal e com qualidade.

O procedimento foi realizado através da endoscopia, por meio de vídeo. Por conta disso, não houve a necessidade de realizar o procedimento convencional, com cortes. Dessa forma, o pós-cirúrgico do paciente será mais confortável.

O médico gastroenterologista do HMA, Leandro Batista, responsável pela cirurgia, conta que o procedimento alcançou o seu objetivo. “Dilatamos a anastomose gástrica do esôfago, utilizando o balão hidrostático com êxito, conseguindo a passagem e uma abertura maior, o que irá proporcionar ao paciente poder se alimentar. O próximo passo é aguardar a cicatrização”, relatou.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, explica que por conta do declínio da curva de contágio do novo coronavírus, a taxa de ocupação de leitos diminuiu, por isso foi possível efetuar a mudança de chave no Hospital Metropolitano, o que tem assegurado a realização de cirurgias eletivas e inéditas como esta. “Com essa alteração no perfil assistencial dos nossos hospitais, estamos ampliando a assistência, atendendo à demanda reprimida e assegurando a realização de cirurgias que antes eram restritas à Rede Hospitalar Privada. Alagoas vive um novo momento e vamos seguir firmes levando saúde pra quem mais precisa”, reforçou.

Já o secretário executivo de Ações em Saúde da Sesau, Marcos Ramalho, acredita que a realização da dilatação de estenose no HMA, comprova que a saúde pública está vivendo um novo momento. “Em pouco mais de um ano o Hospital Metropolitano já atendeu mais de 4 mil pessoas e, agora, oferece a sociedade o que há de mais moderno no atendimento em saúde, garantindo atendimento público de qualidade alagoanos”, salientou.