Geral

Sesau alerta: 14% dos idosos ainda não tomaram 2ª dose da vacina

Superintendência em Vigilância de Saúde da Sesau constata uma taxa de evasão de 14%, relato preocupa autoridades

Por Redação com Assessoria 20/07/2021 15h03 - Atualizado em 20/07/2021 16h04
Sesau alerta: 14% dos idosos ainda não tomaram 2ª dose da vacina
Em Alagoas, mais de 1 milhão e 600 mil doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas - Foto: Reprodução

Enquanto a maior parte dos alagoanos aguarda chegar a data no calendário para a aplicação da 2ª dose, a Superintendência em Vigilância de Saúde da Sesau constatou uma incidência de 14% de retardatários na faixa etária acima dos 80 anos.

Somente com a segunda dose é que estamos com o esquema completo e que se espera imunidade por parte do organismo”, aponta Herbert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau.

E mesmo fora de prazo, os pesquisadores defendem que os retardatários não deixem de buscar a dose de reforço. É a partir da segunda aplicação que ocorrem o aumento e a prolongação da eficácia vacinal. Apenas com a primeira dose, os riscos de contaminação aumentam.

Em Alagoas, mais de 1 milhão e 600 mil doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas. Até o último domingo (18), 1.175.998 pessoas receberam a primeira – além de outros 47.626 que tomaram a dose única da Janssen. Com isso, 35,08% da população obteve algum tipo de imunização. Destes, 414.844 (13,8%) tomaram a segunda dose, uma vez que as vacinas Pfizer, AstraZeneca e Coronavac requerem aplicação complementar para conclusão do ciclo de imunização (com intervalo de três meses para Pfizer e AstraZeneca e entre 14 e 28 dias para Coronavac).

Por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Governo Federal publicou artigo no último dia 13 de julho, alertando que quem não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que quem recebeu as duas doses. 

“Além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus”, diz o comunicado.

Os imunizantes continuam a chegar em Alagoas. Nesta terça-feira (20), foram enviadas mais de 137 mil doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac para Alagoas, que imediatamente são disponibilizadas pelo Governo do Estado para os 102 municípios alagoanos.

As quedas sucessivas na taxa de ocupação de leitos de UTI em Alagoas – 54% na última segunda-feira (19) – comprovam a eficácia da imunização. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registram redução de 42% nas internações de pacientes acima de 60 anos entre os meses de março e junho.

Em evento oficial realizado na última semana, o governador declara: A gente precisa levar todo mundo para a vacinação", e continua, "Vacina boa é vacina no braço. Vacina boa é aquela que a pessoa toma na hora certa, antes de adoecer. Vacina boa é a que salva vidas, considerou o chefe do Executivo estadual, em mais um pedido para que todos os alagoanos procurem se imunizar quando a hora chegar.