Geral

Confira as quatro principais dicas para cuidar dos móveis de luxo da sua casa

Por Redação com Assesoria 16/07/2021 15h03
Confira as quatro principais dicas para cuidar dos móveis de luxo da sua casa
Móveis de luxo - Foto: Reprodução

Os móveis de luxo são elementos fundamentais de nossas casas. Além de comporem a decoração, são capazes de proporcionar bem-estar, qualidade de vida e funcionalidade ao ambiente. Quando apresentam qualidade, requerem cuidados especiais e, por isso, é necessário fazer a conservação e limpeza correta.

A mobília luxuosa traz, especialmente, harmonia para os cômodos do lar. Embora pareça, não é uma tarefa tão fácil mantê-la em bom estado por um grande tempo. Na verdade, é imprescindível ter determinados cuidados para não danificar os elementos.

Não coloque muito peso sobre o móvel

É importante distribuir o peso sobre um móvel de maneira uniforme, evitando sobrecarga de um único lado. Em caso de uma mesa moderna, por exemplo, pode causar envergadura. Por isso, sempre avalie se os objetos em cima da mobília não podem prejudicá-la.

Evite contato com umidade e água

A água e a umidade podem causar alterações e deformidades, mesmo quando se trata de móveis de alto padrão. Independente do material de fabricação, a peça, nessa situação, fica sujeita a danos. Afinal, a umidade consegue provocar a mudança de formato ou descolamentos. Descoloração, trincas, descamação na pintura são outros problemas gerados.

Assim sendo, busque manter seus móveis em um ambiente bem seco e arejado e não utilizar panos muito molhados para limpar. E claro, evite acidentes com líquidos. Um simples descuido pode acarretar um prejuízo grande.

Atente-se para a exposição ao sol

A luminosidade e excesso de exposição ao sol podem ser rivais de seus móveis, principalmente daqueles de madeira. Ambos os fatores possibilitam a descoloração dos componentes mobiliários, como camas e sofás modernos. Instale cortinas nas janelas, caso haja, para evitar os raios ultravioletas.

A incidência direta do sol resulta também em manchas, ressecamento e pode deixar as peças tortas. Aí não dá, não é mesmo? O tecido de estofados desbotam e até se rasgam, visto que as fibras ficam quebradiças. Portanto, atente-se para isso, de modo a aumentar a durabilidade dos móveis de luxo. E em caso de varanda ou área gourmet, há modelos específicos.

Não arraste seus móveis

A conservação dos móveis da sua casa depende, obviamente, de como são tratados e utilizados. Arrastar uma peça pode fazer com ela entorte ou quebre alguma parte.

Ademais, mudar frequentemente o lugar dos móveis gera enfraquecimento dos encaixes, provocando falta de sustentação. Isso compromete a funcionalidade e segurança. Quando for preciso movimentar, é preferível erguer. E evidentemente, utilize suas peças para os fins que elas apresentam, sem ficar subindo em cima, exemplificando.

Por fim, é possível perceber que cuidar dos móveis de luxo da sua casa exige certas prudências. Mas preservá-los é o caminho para a durabilidade e conservação da funcionalidade. Os cuidados com excesso de peso, umidade e exposição ao sol são essenciais. Procure manter uma periodicidade quanto à higienização. A consequência é uma casa bonita, aconchegante e valorizada.