Geral

Se continuar no mesmo ritmo, vacinação em AL só terminará em março de 2022

Pesquisadores da Ufal fizeram o cálculo levando em conta a quantidade de doses aplicadas na última semana epidemiológica

Por Redação com Agência Tatu 17/06/2021 09h09
Se continuar no mesmo ritmo, vacinação em AL só terminará em março de 2022
Alagoas chegou à marca de 1,1 milhões de doses aplicadas - Foto: Secom Maceió

Alagoas está entre os três estados que mais utilizam as doses recebidas das vacinas contra a Covid-19, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, segundo a revista Veja. De acordo com o Boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento à Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), se a imunização continuar no ritmo atual, expectativa é de que a vacinação de toda a população adulta do estado só seja concluída em março de 2022

De acordo com o boletim, no decorrer da 23ª semana epidemiológica foram aplicadas 82.257 doses do imunizante, correspondendo a um aumento de 18% em relação à semana anterior. Nesse contexto, Alagoas chegou à marca de 1,1 milhões de doses aplicadas, sendo 817 mil correspondentes à primeira dose, e 298 mil à segunda.

O boletim também aponta que, considerando que o número de adultos no Estado é de 2,2 milhões de pessoas, equivalente a 67% da população alagoana, é necessário que todo esse grupo seja imunizado para alcançar um número próximo do mínimo que estima-se para que haja uma imunidade coletiva.

O gráfico da vacinação ao longo das últimas semanas epidemiológicas feito pela Agência Tatu, mostra que a imunização em Alagoas não tem seguido uma tendência clara de aumento ou de redução. A semana epidemiológica 14, entre os dias 04 e 10 de abril, registrou o maior número de doses aplicadas desde que o Observatório passou a analisar esses dados.

Ritmo da vacinação em Alagoas
Gráfico por Agência Tatu


“Como cada pessoa deve receber duas doses, a vacinação da população adulta de Alagoas precisa de 4,4 milhões de doses. Subtraindo o que já foi aplicado, obtemos quantas doses ainda faltam. Por fim, foi dividido esse número pela quantidade de doses aplicada naquela semana”, explicou o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue em reportagem da Agência.

Ainda segundo o professor Bádue, o ritmo da vacinação está ligado à falta de insumos necessários. “A hipótese mais plausível para explicar o baixo ritmo da vacinação, em comparação à necessidade atual, está ligada à falta de vacinas”.

CENÁRIO POSITIVO


Utilizando como exemplo a 14ª semana epidemiológica, que teve a aplicação de 130 mil doses da vacina, se a mesma média no ritmo de vacinação fosse mantido para o restante do ano, a imunização da população adulta de Alagoas seria concluída em 25 semanas. Ou seja, em dezembro de 2021.

Vale ressaltar que a matéria apresenta uma previsão, que tem como base os dados coletados pelo Observatório da Ufal. A previsão pode mudar de acordo com a disponibilidade de vacinas e da rapidez com que as vacinas disponíveis são aplicadas.

VACINÔMETRO


Até o fim da semana epidemiológica 23, foram aplicadas 1,11 milhões de doses da vacina, sendo que 817 mil correspondem à primeira dose e 298 mil à segunda.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 15 de junho, das 1.601.270 doses disponibilizadas para Alagoas, 835.716 pessoas tomaram a primeira dose, e 302.080 pessoas tomaram a segunda dose do imunizante