Geral

Janssen adia entrega de vacinas, e doses não chegam nesta terça (15)

Nova previsão é de que as vacinas cheguem ao país na quarta-feira (16), mas o Ministério da Saúde ainda aguarda uma confirmação da empresa

Por Redação com Metrópoles 14/06/2021 14h02
Janssen adia entrega de vacinas, e doses não chegam nesta terça (15)
Nova previsão é de que as vacinas cheguem ao país na quarta-feira (16), mas o Ministério da Saúde ainda aguarda uma confirmação da empresa - Foto: Reprodução

A farmacêutica Janssen, que enviaria 3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil na terça-feira (15), adiou a entrega dos imunizantes.

A nova previsão é de que as vacinas cheguem ao país na quarta-feira (16), mas o Ministério da Saúde ainda aguarda uma confirmação da empresa sobre a nova data.

A informação foi confirmada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz. De acordo com o gestor, a empresa ainda está organizando a carga e ajustando os voos para o Brasil.

Mais cedo, nesta segunda-feira (14), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a expectativa era de que o avião com as 3 milhões de vacinas pousasse em Guarulhos, São Paulo, na terça-feira. Os imunizantes têm validade até o dia 27 de junho, mas Queiroga garantiu que o prazo não será ultrapassado.

Segundo o cardiologista, as doses serão distribuídas às capitais de acordo com as decisões tomadas no conselho tripartite — formado pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

“Será rapidamente aplicada, porque nossa capacidade de vacinar é muito boa, e não vai haver perda dessas vacinas. Todas as questões são pactuadas na tripartite”, afirmou o titular do órgão.