Geral

Ministro autoriza envio da Força Nacional para o Amazonas a partir desta terça

Solicitação foi feita no domingo (6) pelo governador do estado, Wilson Lima, após os ataques criminosos ocorridos nesse fim de semana

Por Agência Brasil 08/06/2021 07h07
Ministro autoriza envio da Força Nacional para o Amazonas a partir desta terça
Força Nacional começa a atuar a partir de hoje no Amazonas - Foto: Reuters

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, confirmou em uma rede social que autorizou o envio da Força Nacional para o Amazonas. A solicitação foi feita no domingo (6) pelo governador do estado, Wilson Lima, após os ataques criminosos ocorridos nesse fim de semana.

Segundo o ministro, o planejamento da operação está sendo feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

De acordo com o governador, as tropas vão reforçar o trabalho de combate ao crime organizado no estado. Mais cedo, o governo do Amazonas anunciou a prisão de 31 suspeitos de envolvimento nos atos da vandalismo, que ocorreram em represália pela morte de um traficante de drogas.

Os militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) deverão ser deslocados para o Amazonas, em apoio ao governo do estado, nas ações de combate ao crime organizado em Manaus e municípios do interior. A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, autorizando o emprego da FNSP, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (8).

De acordo com a portaria, os militares atuarão em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por 30 dias, a contar de hoje, data de publicação do documento. As ações serão em caráter episódico e planejado.

O documento diz ainda que a operação terá o apoio logístico do governo amazonense, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional”.