Geral
Não falta vacina para grupos prioritários em AL, garante Secretário
De acordo com Alexandre Ayres, não há razões para atraso na imunização de trabalhadores inseridos no PNI
A vacinação segue atrasada em vários municípios de Alagoas, mas não por falta de vacinas. De acordo com informações veiculadas no blog do jornalista Edivaldo Júnior, todas as prefeituras do interior não haviam iniciado, até essa sexta-feira, 21, a vacinação dos trabalhadores da indústria e da construção, categorias que fazem parte do público-alvo ou grupos prioritários da fase um do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde do Estado de Alagoas, Alexandre Ayres, garante que não faltou, nem faltará vacina para atender os trabalhadores da indústria.
Segundo o jornalista, na sexta-feira pela manhã, o secretário foi informado do atraso na vacinação destas e de outras categorias durante reunião com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas (STIA/AL), Jackson Lima Neto.
No encontro, o secretário informou que todos os municípios receberam proporcionalmente as vacinas – o que seria suficiente para o início da vacinação de todos os grupos prioritários.
Em resposta questionado do blog, o secretário disse, através de aplicativo, que não existem razões para atraso na vacinação dos trabalhadores que estão inseridos dentro do PNI.
“Todos os municípios estão contemplados e nós iremos vacinar todos os trabalhadores da indústria. Não é nenhum problema isso. Está tudo isso organizado pelo Estado. Já iniciamos a distribuição da vacina. E estamos aguardando os municípios solicitarem caso haja necessidade de mais vacinas. Está tudo organizado e o planejamento feito. Nós iremos destinar as vacinas necessárias”, afirma.
Atraso
Cidades do interior que tem grandes contingentes de trabalhadores do setor industrial não iniciaram até o momento a vacinação desse setor. É o caso de São Miguel dos Campos, onde o prefeito George Clemente vem sendo pressionado para iniciar o processo de imunização dos profissionais. Em Coruripe, a informação é que a vacinação de trabalhadores de ao menos uma das duas usinas de cana-de-açúcar que tem sede da cidade começaram a receber a vacina na sexta-feira, 21.
A vacinação começou após denúncias feitas através deste blog de que prefeituras do interior estavam preparando a fase 2 da vacinação, antes mesmo de encerrar a vacinação de todos os grupos prioritários, a exemplo dos trabalhadores da indústria e da construção civil.
O PNI determina que receberão a vacina contra a Covid-19 na fase um os chamados grupos prioritários ou público-alvo. Aí cabem idosos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, da educação e trabalhadores de diferentes categorias, a exemplo dos industriais.


