Geral
Covid-19: Alagoas avança na vacinação por idade
O Vacinômetro revelou que até essa terça (18), o Estado tinha recebido 1.285.180 doses de imunizantes
O Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde prevê que serão vacinados contra a Covid-19 os primeiros grupos prioritários. Ainda assim o Estado decidiu antecipar já a partir desta semana, como anunciou o governador Renan Filho, a vacinação por idade.
“Com a chegada de 99.830 doses de vacina nesta terça-feira (18), iniciaremos a distribuição aos municípios para a finalização dos prioritários e a retomada da vacinação por idade: 59 e 58 anos”, disse o governador.
De acordo com informações veiculadas no blog do jornalista Edivaldo Júnior, o Vacinômetro, painel do LocalizaSus, revelou que até essa terça-feira, 18, Alagoas tinha recebido 1.285.180 doses de vacinas, suficientes para vacinar 642,5 mil pessoas.
A população-alvo (grupos prioritários) no Estado, de acordo com o PNI, é formada por 1.104.651 pessoas. Até o momento, 564.782 pessoas receberam a primeira dose, o equivalente a 51% do total. Outras 251.890 pessoas tinham recebido a segunda dose (22,8%). No total, foram aplicadas no Estado 816.672 doses (D1 e D2).
O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, explica que Alagoas decidiu avançar para novas faixas etárias, apesar da diferença entre o total de vacinas recebidas, aplicadas e a população-alvo. “Esse grupo prioritário está superestimado e por isso decidimos acelerar a vacinação por faixa etária”, pondera.
Como precaução, Ayres adianta que o Estado continua reservando vacinas para a segunda dose. O objetivo é evitar os problemas verificados recentemente com a CoronaVac. “Decidimos reservar 120 mil doses de AstraZeneca só pra segunda dose, porque sabemos que a produção da Fiocruz vai sofrer uma interrupção em junho”, aponta.
Retardatários
Em Maceió, a prefeitura anunciou o fim da vacinação para os chamados grupos prioritários. Na maioria dos municípios, o calendário é praticamente o mesmo. A dúvida é saber se todos os outros grupos já foram vacinados ou se existem muitos retardatários. Nesse caso, o Ministério da Saúde vai precisar rever e rapidamente o PNI.
Não é apenas o caso de Alagoas. Outros Estados, a exemplo do Mato Grosso do Sul, já iniciaram a vacinação por faixa etária para pessoas com menos de 60 anos desde abril.
Nota da prefeitura
Prefeito JHC anuncia vacinação dos dois últimos grupos prioritários contra Covid-19
O prefeito JHC anunciou a vacinação contra a covid-19 dos dois últimos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização. Nesta terça-feira (18) começam a ser vacinados trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, a partir dos 18 anos, e trabalhadores da indústria e construção civil, a partir de 35 anos. Já na quarta-feira (19), a imunização será ampliada para trabalhadores da indústria e construção civil com 18 anos ou mais.
Para efeito de lei, é trabalhador de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos os constituídos pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta, varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambiental adequada dos resíduos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana.
Trabalhadores e catadores de materiais recicláveis da linha de frente do serviço de coleta seletiva do Município estão inclusos neste grupo e também serão imunizados a partir desta terça-feira (18).
Nesta etapa também são contemplados os trabalhadores da indústria e da construção civil.


