Geral
Continuarei lutando para trazer a Sputnik V, diz Renan Filho após veto da Anvisa
Alagoas e outros estados do nordeste foram vetados de comprar a vacina Sputnik
Após decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alagoas e outros estados do nordeste foram vetados de comprar a vacina Sputnik V. Em suas redes sociais, o governador Renan Filho se pronunciou sobre a medida, e questionou os motivos que levaram a agência a tomar tal decisão.
“A decisão da Anvisa sobre a vacina Sputnik V causa um sentimento de decepção em Alagoas e em todo o Nordeste. Com todo respeito à Anvisa, devo expressar também estranheza ao veto.”, declarou.
Para Renan Filho, é difícil entender a decisão tomada pela Anvisa, considerando que o imunizante já é aprovado e agora mesmo aplicado em dezenas de países, com o aval do próprio Comitê Científico do Nordeste.
“Não posso sequer imaginar que a questão esteja sendo politizada, seria inaceitável. Continuarei lutando para trazer a Sputnik V. A população precisa de vacina, principalmente de agilidade do governo federal para fazê-la chegar ao braço das pessoas.”, finalizou o governador.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), o imunizante, com 91,6% de eficácia, comprovada pelo estudo publicado na conceituada revista científica Lancet, foi negociado em 56 países e teve 80 milhões de doses compradas pelo Governo Federal e por diversas cidades e estados brasileiros, como a Bahia, o Paraná e o Mato Grosso, que estavam aguardando a decisão da agência.
Anvisa rejeita importação e uso da Sputnik V
Nessa segunda-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), rejeitou, por unanimidade, a importação e o uso da vacina russa Sputnik V pelo Brasil. O imunizante é produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.
De acordo com o diretor da Anvisa, Alex Machado de Campos, o imunizante pode trazer riscos à saúde, além de apontar falhas e pendências na documentação apresentada pelo fabricante.
Em tempo real
Chuvas intensas podem atingir o Litoral e a Zona da Mata neste fim de semana
Adeal abre a primeira etapa da campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos de 2026
Rios do norte de Alagoas entram em nível de atenção
Trump informa ao Congresso fim das hostilidades com Irã, mas mantém alerta

