Geral

Agentes funerários de Arapiraca organizam paralisação reivindicando vacinação

Por Redação com 7 segundos 05/04/2021 18h06
Agentes funerários de Arapiraca organizam paralisação reivindicando vacinação

Os profissionais das funerárias de Arapiraca poderão paralisar as atividades a partir da segunda quinzena de abril se a categoria não for colocada no grupo prioritário na campanha de vacinação. O Sindicato das Empresas Funerárias de Alagoas (Sefal) estabeleceu o dia 15 de abril como prazo para a prefeitura responder ao pedido do setor.

Conforme nota assinada pelo presidente da entidade, José Paulo Batista dos Santos, no dia 31 de março, o Sefal protocolou ofício fazendo a solicitação e até aquela data nenhuma resposta havia sido dada.

“Passamos a informar, que se até o dia 15 do mês de abril não obtivermos resposta por parte da prefeitura acerca da contemplação dos profissionais da área funerária para vacinação, iremos de forma lamentável suspender todo o atendimento e serviço funeral na cidade de Arapiraca e em todos os municípios circunvizinhos”, declara no comunicado.

Os prestadores de serviços funerários estão nos grupos prioritários Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 e conforme o Sefal, parte dos municípios alagoanos já atenderam a recomendação do Ministério da Saúde e já vacinaram os trabalhadores da categoria, como Maceió, Rio Largo, Roteiro, Jundiá, Palmeira dos Índios e outras. Caso, os trabalhadores das funerárias realmente paralisem as atividades, os sepultamentos de vítimas da Covid-19 não poderão acontecer no município e corpos poderão ficar acumulados nos necrotérios dos hospitais.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca que informou que o município está seguindo o Plano Nacional de Imunização e que a categoria dos agentes funerários é a próxima na lista das prioridades a serem vacinados no município, assim que for concluída a vacinação dos trabalhadores de clínicas médicas. A assessoria de comunicação da prefeitura esclareceu ainda que as doses de vacina enviadas para os grupos prioritários são enviadas separadamente das vacinadas destinadas aos idosos e em uma quantidade reduzida.