Geral

Covid-19: Casos entre profissionais da saúde caem em AL

A desaceleração nos novos registros mostram que os imunizantes estão fazendo o efeito esperado

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 02/04/2021 11h11
Covid-19: Casos entre profissionais da saúde caem em AL
Foto: Reprodução

Apesar do aumento no número de casos da Covid-19 em Alagoas, estatísticas apontam  para a saída da crise. Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente foram os primeiros a receber a vacina no estado e,  para eles, a imunização já apresenta resultados expressivos.

De acordo com informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, o número de novos casos confirmados da Covid-19 entre esses profissionais despencou.

No dia 1 janeiro de 2021, antes do começo da vacinação contra a Covid-19, Alagoas tinha 105.091 casos confirmados, sendo 6.458 profissionais de saúde, o equivalente a 6,10%. Três meses depois, em 1 de abril, o número de casos subiu para 154.199, sendo 7.135 profissionais da área de saúde, o correspondente a 4,60%.

Neste período, o número total de casos aumentou 46,7% em todo o Estado. Entre os profissionais de saúde, a alta foi bem menor, de 10,48%.

A queda de novos casos confirmados entre os profissionais da saúde não pode, nem deve ser atribuída apenas a vacina, é verdade. Quem está na linha de frente normalmente tem cuidados redobrados para não se contaminar.

Mas, segundo o jornalista Edivaldo Júnior, a desaceleração nos novos registros mostram que os imunizantes estão fazendo o efeito esperado.  Lembrando que a vacina chegou por em Alagoas no final de janeiro e seus efeitos demoram dias para começar.  

Para o jornalista, considerando apenas os últimos três meses (de 1 janeiro a 1 de abril), o percentual de contaminados entre eles em Alagoas foi de apenas 1,38%, quando comparado com o restante da população.

Antes os profissionais de saúde representavam mais de 6% dos casos confirmados – em alguns momentos mais de 10%. Agora, menos de 2%.

No período compreendido entre 1 de janeiro a 1 de abril , segundo o informe da Sesau-AL, o Estado registrou 49.108 novos casos confirmados da Covid-19. E destes, apenas 677 ou 1,38% eram profissionais da área de saúde.