Geral
Covid-19: Casos entre profissionais da saúde caem em AL
A desaceleração nos novos registros mostram que os imunizantes estão fazendo o efeito esperado
Apesar do aumento no número de casos da Covid-19 em Alagoas, estatísticas apontam para a saída da crise. Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente foram os primeiros a receber a vacina no estado e, para eles, a imunização já apresenta resultados expressivos.
De acordo com informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, o número de novos casos confirmados da Covid-19 entre esses profissionais despencou.
No dia 1 janeiro de 2021, antes do começo da vacinação contra a Covid-19, Alagoas tinha 105.091 casos confirmados, sendo 6.458 profissionais de saúde, o equivalente a 6,10%. Três meses depois, em 1 de abril, o número de casos subiu para 154.199, sendo 7.135 profissionais da área de saúde, o correspondente a 4,60%.
Neste período, o número total de casos aumentou 46,7% em todo o Estado. Entre os profissionais de saúde, a alta foi bem menor, de 10,48%.
A queda de novos casos confirmados entre os profissionais da saúde não pode, nem deve ser atribuída apenas a vacina, é verdade. Quem está na linha de frente normalmente tem cuidados redobrados para não se contaminar.
Mas, segundo o jornalista Edivaldo Júnior, a desaceleração nos novos registros mostram que os imunizantes estão fazendo o efeito esperado. Lembrando que a vacina chegou por em Alagoas no final de janeiro e seus efeitos demoram dias para começar.
Para o jornalista, considerando apenas os últimos três meses (de 1 janeiro a 1 de abril), o percentual de contaminados entre eles em Alagoas foi de apenas 1,38%, quando comparado com o restante da população.
Antes os profissionais de saúde representavam mais de 6% dos casos confirmados – em alguns momentos mais de 10%. Agora, menos de 2%.
No período compreendido entre 1 de janeiro a 1 de abril , segundo o informe da Sesau-AL, o Estado registrou 49.108 novos casos confirmados da Covid-19. E destes, apenas 677 ou 1,38% eram profissionais da área de saúde.
Em tempo real
Paulão critica decisão do Congresso e cobra memória política no 1º de Maio
Votação no Senado expõe racha político na bancada de AL
Operação policial termina com quatro mortos no Benedito Bentes
Sertão ganha hotel de luxo e mira novo turismo em Alagoas

