Geral
Arthur Lira defende compra de vacina por empresários
Objetivo, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, é dar celeridade ao Plano Nacional de Imunização
Nessa quarta-feira (31), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) defendeu uma participação maior da iniciativa privada no processo de compra de vacinas contra o coronavírus. O objetivo, explica Lira, é dar celeridade ao Plano Nacional de Imunização. Para ele , não há conflitos de interesse na entrada do setor no processo de imunização.
A iniciativa de Arthur Lira, de acelerar a votação de projeto que permite a compra de vacinas pela iniciativa privada sem que doem doses ao SUS, “deixou parlamentares perplexos e deve sofrer resistência”, segundo informação da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
“Uma das surpresas polêmicas do projeto, apresentado pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA), é a que prevê que as empresas poderão abater o valor gasto do imposto de renda. Ou seja, o recurso que elas vão desembolsar para “furar a fila” será pago por toda a sociedade —incluindo os mais pobres”, aponta a jornalista.
Para o jornalista Edivaldo Júnior, a liberação da compra por empresas pode ajudar a acelerar a vacinação. Caso o processo seja bem conduzido, poderá ajudar ao PNI e ao Brasil, sem deixar de fora os grupos prioritários.

