Geral
Navio que bloqueia o Canal de Suez volta a flutuar parcialmente
Posição do navio foi reorientada 80% na direção certa
Equipes que trabalham no Canal de Suez para desencalhar o Ever Given, navio da empresa Evergreen Marine que bloqueia o canal desde a última terça-feira (23) conseguiram liberar parcialmente a proa da embarcação na madrugada desta segunda (29). A embarcação voltou a flutuar e, segundo a Autoridade do Canal de Suez, o trabalho agora é para endireitá-la.
“A posição do navio foi reorientada 80% na direção certa”, disse o órgão. A popa do navio se encontra a 102 metros de distância da margem. Quando encalhou, o intervalo era de 4 metros.
Foram dragados mais de 27.000 metros cúbicos de areia da parte da costa onde estava encalhada a proa do navio, liberando o leme e as hélices. Os trabalhos devem recomeçar às 11h30 locais (6h30 em Brasília), quando a maré estiver alta.
“A navegação será retomada imediatamente depois da restauração completa da direção da embarcação e seu direcionamento para a área de espera do Grande Lago Amargo para inspeção técnica”, declarou a Autoridade do Canal de Suez.
A Leth Agencies, agência que opera no canal, informou que há no momento 367 embarcações aguardando a liberação do canal.
O Ever Given é uma das maiores embarcações oceânicas do mundo. Tem 400 metros de comprimento e pesa 200 mil toneladas.
Veja o vídeo:
BREAKING : EVER GIVEN ship has been UNSTUCK & Moving into #Suez Canal after 6 Days!!
— Joyce Karam (@Joyce_Karam) March 29, 2021
Egyptian crew managed to float it moments ago. It’s 5:42 am there: pic.twitter.com/GoMlYjQerL

