Geral
Sertão e Agreste de Alagoas recuam para fase vermelha
Maceió e demais regiões do Leste Alagoano entram na fase laranja de distanciamento social controlado
Durante transmissão feita em sua rede social neste domingo (7), o Governador de Alagoas, Renan Filho anunciou as novas medidas contra a covid-19 no estado.
Toda a região do sertão e do agreste passa a partir de meia noite deste domingo para a bandeira vermelha e demais regiões do estado de Alagoas para a bandeira laranja.
Na fase vermelha, bares e restaurantes serão fechados, só podendo funcionar em sistema de delivery. Atividades em academias também estão suspensas. O comércio não essencial só será fechado no fim de semana.
As demais regiões do estado, incluindo a capital Maceió, ficam na fase laranja. As medidas contam com o setor de bares e restaurantes funcionando das 6h até as 20h, de segunda a sexta, e no fim de semana devem permanecer fechados.
Durante a fase laranja, Igrejas e academias só irão funcionar com 30% da capacidade. As marinas e clubes náuticos serão fechados durante o final de semana.
O novo decreto vale até 23:59h da segunda-feira, 15 de março.
Vacina
Renan Filho reforçou que as medidas são necessárias para diminuir as mortes em Alagoas, ainda mais em um momento tão perto de conseguir vacinar os grupos de risco.
“Abrir leito não é cura, não é vacina. Precisamos prevenir as pessoas de contágio até essa população estar vacinada”, comentou o governador.
Renan também ressaltou que é fundamental que o cidadão ajude e colabore para reduzir um pouco o contágio da doença, ressaltando a importância do isolamento nesse momento.
A previsão é de que Alagoas receba novas doses do governo e até 31 de março consiga aplicar a primeira dose da vacina em pessoas com 65 anos de idade ou mais. Para idosos de 60 anos, o governo de Alagoas espera começar a vacinação já em abril.
Com esse grupo já vacinado, o número de contaminados e de óbitos deve diminuir.
Decisão
Fabrício Marques, Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas mostrou os indicadores que contribuíram para a decisão das novas medidas. O secretário afirma que nas duas últimas semanas houve uma evolução de mortos, um crescimento de forma acelerada, com 106 óbitos na última semana, e uma aceleração na taxa de ocupação de leitos com respiradores da UTI.
As medidas foram decididas em uma reunião realizada hoje (07), que contou com a presença do governador Renan Filho, o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Hugo Wanderley, Secretários da Saúde, Gabinete Civil, Planejamento e Segurança Pública.


