Geral

Prefeitura de Pilar firma acordo para compra da Coronavac

Governo estadual também analisa possibilidade de entrar na fila para adquirir imunizante

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 15/12/2020 15h03
Prefeitura de Pilar firma acordo para compra da Coronavac
Foto: Divulgação

De acordo com o jornalista Edivaldo Junior em postagem recente em seu blog, o prefeito do município do Pilar, Renato Filho (PSC), assinou acordo com o Instituto Butantan para garantir a compra de 30 mil doses da Coronavac. A aquisição acontece caso o governo federal não inclua o imunizante no no Plano Nacional de Imunização ou não envie outra opção ao município.

O documento em que o Município manifesta interesse na compra da Coronavac foi publicado pelo G1 nesta segunda-feira (14).

O jornalista faz uso do trecho do documento assinado pelo prefeito e o presidente-diretor da Fundação Butantan, Rui Cury.

“Fica acordado avaliar a oportunidade e conveniência de fornecer 30 mil doses do produto acabado da vacina Covid-19 em frascos multidoses (10 doses por frasco) pelo Butantan ao Município de Pilar/Alagoas com vistas à sua distribuição no espaço geográfico do referido Município, em atenção à população local”. 

Até então, Pilar segue como o único município alagoano que firmou acordo de interesse na compra de uma vacina contra a Covid-19.

O governo estadual também mostrou interesse em adquirir a vacina, mas não assinou acordo até o momento. Segundo o governador Renan Filho (MDB), Alagoas vai esperar a apresentação do plano nacional de imunização, o que deve ocorrer até esta quarta-feira (16). 

Ainda segundo Edivaldo Junior, o governo planeja fazer a aquisição da Coronavac se não houver disponibilidade de vacina até fevereiro, e Secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, já conversou com autoridades responsáveis em São Paulo para iniciar as negociações: “dez Estados demonstraram interesse em comprar a vacina, incluindo Alagoas. Para isso será preciso saber se haverá disponibilidade do Butantan para atender a todos os interessados”, explica.

Renan Filho afirma que a compra da vacina em Alagoas dependerá do plano nacional de imunização.

“Sempre foi uma atribuição do governo federal, mas Alagoas fará aquisição se não houver oferta do Ministério da Saúde nos próximos meses. Já informamos o interesse de Alagoas ao Butantan, mas não sabemos se o instituto terá disponibilidade para atender todos os Estados, uma vez que São Paulo deve comprar a maior parte da vacina que será produzida lá”, diz Renan Filho.

Na fila

O acordo entre Pilar e o Butatan garante que o município entre na fila pela compra da vacina caso o governo federal não a inclua no Plano Nacional de Imunização. “Caso a vacina não entre no plano nacional de imunização, nós estamos na fila para poder comprar a vacina e então saímos na frente e ficamos nos primeiros lugares para comprar assim que elas forem disponibilizadas”, disse o prefeito Renato Filho.

A vacina

A Coronavac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina ainda está em fase de testes e não foi aprovada pela Anvisa. O Instituto desistiu de pedir liberação para uso emergencial e pretende enviar estudos conclusivos na próxima semana à Anvisa e agências reguladoras de outros países.