Geral

Grupos fazem homenagens e entregam oferendas para Iemanjá na Pajuçara

Devido à pandemia, poucas pessoas compareceram no início da manhã desta terça-feira (8)

Por Redação com Gazetaweb 08/12/2020 09h09
Grupos fazem homenagens e entregam oferendas para Iemanjá na Pajuçara
Foto: Clariza Santos/Gazetaweb

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, poucos grupos de religiões de matrizes africanas, indígenas e simpatizantes se reuniram nesta terça-feira (8), na praia da Pajuçara, para festejar o dia dedicado a Iemanjá. A reportagem da Gazetaweb esteve na orla e acompanhou as primeiras homenagens, com danças e fogos de artifícios. 

Acompanhado por 8 pessoas, o pajé Jorge Paulo conta que saíram às 18 horas da cidade de Águas Belas, em Pernambuco, para Maceió, para homenagear "a sereia do mar" e que "é um ser maravilhoso dentro da nossa etnia, maravilhoso, de luz, que a gente tem respeito". 

Com danças, músicas e muitas oferendas, eles prestaram homenagens à Orixá. Entre as manifestações culturais, estavam o maracatu e o batuque de Umbanda, que chamaram a atenção de quem passava pelo local. 

Para ele, o dia não só representa homenagens à Iemanjá - Rainha do mar, mas também um grito de respeito. "A gente tem que respeitar todas as culturas. E é o que peço, respeito à nossa cultura". 

O dia 8 de dezembro é marcado por diversos festejos na orla de Maceió. Este ano, as homenagens foram iniciadas de forma cautelosa, devido à pandemia.