Geral

Shows musicais em bares e restaurantes já estão autorizados

Por Cada Minuto 25/07/2020 09h09
Shows musicais em bares e restaurantes já estão autorizados
Imagem ilustrativa. Foto: Maikai/Arquivo.

“A música voltou, mas com ressalvas”. Dessa forma o cantor Toninho, da banda Cannibal, anunciou, em suas redes sociais, que nesta sexta-feira (24), o governo do Estado autorizou a realização de apresentações musicais em bares e restaurantes.

Ontem, os músicos lançaram uma nota coletiva questionando a proibição da música ao vivo e apelando para que a decisão fosse revista. O pleito foi reforçado oficialmente pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), em documento encaminhado ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Thiago Falcão, presidente da Abrasel, disse ao CadaMinuto, por meio da assessoria de imprensa da entidade, que Rafael Brito adiantou que irá responder o ofício possibilitando a apresentação de música ao vivo, desde que seja cumprido o distanciamento social. 

O presidente da Abrasel reforçou que os clientes devem permanecer sentados, utilizar máscaras para se locomover dentro do bar ou restaurante, que não poderá dispor de espaço para “pista de dança”.

Ainda na nota divulgada em suas redes sociais, o cantor da Banda Cannibal pediu a colaboração do público: “Respeitem as normas. Cumprindo todas as recomendações vocês ajudam a garantir o sustento de diversas famílias, como a nossa, as famílias dos garçons e todos os outros profissionais que, através deste bar, tiram seus sustentos”. Ele também agradeceu a sensibilidade do governador e o apoio da Abrasel. 

Posição da Sedetur

Em nota encaminhada ao CadaMinuto nesta noite, a Sedetur esclareceu que, com relação ao retorno de música ao vivo em bares e restaurantes, que tiveram seu funcionamento permitido em Maceió no último dia 20 deste mês, a Secretaria “segue em diálogo com a Abrasel a fim de estabelecer condições que assegurem o cumprimento das regras de distanciamento entre mesas; lotação de 50% da capacidade e proibição de clientes em pé nos estabelecimentos”.

A Sedetur reiterou, ainda, “que compreende a extrema importância e contribuição da classe artística em Alagoas, e busca junto aos demais parceiros soluções que priorizem a segurança sanitária e a saúde de todos”.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) esclarece que não houve flexibilizações ou alterações nas regras e exigências do Protocolo Sanitário e de Distanciamento Social Controlado, elaborado pelo Governo do Estado. Permanece impedido o funcionamento de casas de shows e eventos; venda de ingressos e qualquer manifestação que provoque aglomerações. 

Com relação ao retorno de música ao vivo em bares e restaurantes, que tiveram seu funcionamento permitido em Maceió no último dia 20/07, a Sedetur segue em diálogo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) a fim de estabelecer condições que assegurem o cumprimento das regras de distanciamento entre mesas; lotação de 50% da capacidade e proibição de clientes em pé nos estabelecimentos. 

A Sedetur reitera, ainda, que compreende a extrema importância e contribuição da classe artística em Alagoas, e busca junto aos demais parceiros soluções que priorizem a segurança sanitária e a saúde de todos.