Geral
Baleia que foi reintroduzida no mar encalha novamente e morre em praia de Alagoas

Reintroduzida no começo da noite de ontem (21) no mar, após 24 horas encalhada viva na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, a baleia da espécie Balaenoptera Physalus, de 13 metros, voltou a encalhar nas mesmas imediações nesta quarta-feira (22), mas desta vez o animal não sobreviveu.
Acionado mais uma vez para o local, o Instituto Biota de Conservação confirmou que se trata da mesma baleia, uma fêmea. Segundo o presidente do Instituto, Bruno Stefanis, está sendo aguardada a chegada de uma retroescavadeira nesta tarde, para transportar a carcaça do animal para o local mais próximo onde ela será enterrada.
Bruno explicou que a área foi isolada, mas a necropsia só será realizada após a remoção da carcaça.
Registrado em vídeos e fotos, o processo de reintrodução da baleia no mar, no começo da noite de ontem foi comemorado no local e repercutiu também nas redes sociais.
Liderado por dez integrantes do Biota, o resgate durou mais de 24 horas e contou com o apoio de quatro militares da Marinha; dez servidores da Prefeitura Municipal da Barra de Santo Antônio; sete servidores do Ibama; ICMBio, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de voluntários.
A baleia foi avistada na tarde de segunda-feira pelo vigilante de uma propriedade. Ele informou ao chefe da APA Costa dos Corais, que acionou o Biota.
Assista ao vídeo:
