Geral

Covid-19: Taxa de contágio volta a subir em Alagoas

Na última quinta-feira (2), o Comitê Científico Nordeste alertou para um possível efeito bumerangue após reabertura

Por Blog do Edivaldo Júnior 09/07/2020 11h11
Covid-19: Taxa de contágio volta a subir em Alagoas
Dados Covid-19 Analytics - Foto: Reprodução

No dia 2 de julho, um dia antes do início da Fase Laranja do distânciamento controlado em Maceió, Alagoas registrou, pela primeira vez desde o começo da pandemia, uma taxa de transmissão do novo coronavírus (Rt) abaixo de 1.

O número de reprodução calculado pelo Covid-19 Analytics aponta que a Rt Alagoas ficou em 0,98 na quinta-feira (02). Foi a primeira vez que o Estado registrou uma taxa “negativa” de transmissão. E pode ter sido um ponto fora da curva.

Desde então, a Rt de Alagoas inverteu a curva. Nessa terça-feira (7) a taxa de contágio estava em 1,04.

Quando a taxa está em 1 significa que uma pessoa contamina outra. Ou seja, acima disso acende a luz vermelha, pois a tendência é de alta.

Também na quinta-feira (2), o Comitê Científico Nordeste divulgou um novo boletim, alertando para um “efeito bumerangue” – que seria um recrudescimento ou segunda onda da Covid-19 em Alagoas.

E por isso, em vez de flexibilização, como fez o governo, o comitê recomendou lockdown em Maceió e em algumas cidades do interior. Tudo para evitar a possibilidade de que o número de casos volte a crescer no Estado.

O governo de Alagoas não dá sinais de que vá seguir a recomendação do Comitê ou endurecer o isolamento social.

O Estado deve seguir com o Distanciamento Social Controlado, e tudo aponta para uma flexibilização ainda maior no próximo decreto que vai entrar em vigor provavelmente no próximo dia 15 ou 20 de julho.