Geral

AL tem o maior avanço de casos da Covid-19 no Nordeste e o 3º maior de mortes

Mesmo com decretos determinando o isolamento social desde março, mais de 12 mil pessoas já testaram positivo para a doença

Por Agência Tatu 05/06/2020 15h03
AL tem o maior avanço de casos da Covid-19 no Nordeste e o 3º maior de mortes
Imagem Ilustrativa, Foto: Reprodução

Dados do Ministério da Saúde apontam que, por aqui, a cada 1 hora e 16 minutos um novo caso da doença é registrado, sendo assim o estado com o maior avanço da doença no Nordeste. A análise, feita pela Agência Tatu, tem como base os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e calculados pela plataforma Covidômetro, uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Alagoas também se destaca, na terceira posição entre os estados do Nordeste, quanto à velocidade de óbitos: uma vítima a cada 1 dia, 19 horas e 48 minutos, de acordo análise feita nesta quarta-feira (03). Os cálculos, extraídos do Covidômetro no dia 1º de Junho, são feitos considerando a proporção para cada 100 mil habitantes, com registros a partir do dia oito de março, e atualizados constantemente. Por esse motivo, podem apresentar variação de um dia para o outro.

Mesmo com decretos determinando o isolamento social desde março, mais de 12 mil pessoas já testaram positivo para a doença, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Na semana passada o estado atingiu 1.065 novos casos, o maior número de registros em um único dia. Desde o começo da pandemia, pelo menos 506 pessoas perderam a vida.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde reconhece o avanço da Covid-19 em Alagoas e disse que medidas estão sendo tomadas para evitar um cenário ainda pior.

“O Governo de Alagoas mantém, em execução, as políticas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 diante de um cenário em que a doença segue se expandindo pelo Estado. Segue em vigor o decreto de isolamento social determinado pelo governo, além da disposição dos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19”, afirmou em nota. 

Para dar conta dos casos confirmados que necessitam de internação, 1.051 leitos estão sendo disponibilizados em várias unidades de saúde, de acordo com a secretaria, que também ressalta os atendimentos oferecidos por meio das Centrais de Triagem e investimentos para conter o avanço da doença no interior do estado. 

Sobre a retomada das atividades, a pasta esclareceu que essa avaliação é feita com base em dados repassados por ela, para um grupo de trabalho comandado pelo Gabinete Civil e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Turismo.