Geral

Inumeráveis: Alagoanos desenvolvem memorial virtual e contam histórias de mortos vítimas da Covid-19

05/06/2020 12h12
Inumeráveis: Alagoanos desenvolvem memorial virtual e contam histórias de mortos vítimas da Covid-19
Logo do projeto. Foto: reprodução.

Foi em uma tentativa de camuflar a frieza daquilo que vai muito além de simples dados estatísticos informados pela imprensa diariamente, a vida, que jornalistas e estudantes alagoanos resolveram integrar o projeto nacional, "Inumeráveis", que foi construído com o objetivo de contar histórias das vítimas da Covid-19 em um memorial online. 

Em entrevista, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Waldson Costa, e um dos profissionais que compõe o projeto no estado, explicou que hoje, eles [professores e todo o grupo de extensão], fazem parte tanto de um projeto nacional, que é o , "Inumeráveis", como também passaram a construírem o “Memoráveis”, onde deve contar apenas com a historia de alagoanos.

“Surgiu a ideia que além da produção para o nacional, o estado de Alagoas poderia contar com um conteúdo especifico, apenas com histórias de alagoanos, podendo ir além daquele conteúdo que eles passaram a produzir para plataforma que abrange as histórias de outros brasileiros”, disse Waldson. 

De acordo com o professor, existem diferentes grupos de trabalho, onde cada equipe acaba ficando responsável pelo desenvolvimento de uma etapa. “O primeiro grupo faz a coleta das primeiras informações, tenta buscar contato com os familiares das vítimas para que possam explicar para aquela família que sofre, que as pessoas não são apenas números e que assim, possam contar suas memorias e possam resguardar a memória dos seus familiares”.
 
Após a execução do primeiro contato, Waldson explicou que o segundo grupo é responsável pela execução da entrevista entra em ação. Além destes dois grupos iniciais, o projeto contra com um terceiro grupo ficam responsável pela divulgação e um quarto grupo que cuida da parte visual, como artes e até mesmo documentários, que segundo o professor, já estão em andamento.

Além de Waldson Costa, o projeto que já tem relatado uma história por dia, conta com a supervisão geral da professora Márcia Pimentel e em breve terá nas plataformas digitais o “Memoráveis Alagoas”. 

Questionado sobre a importância humana deste trabalho, o docente fez questão de explicar que números são importantes para que políticas possam serem traçadas, entretanto, é preciso saber que ali atrás de cada número, há a tristeza e luto de diversas famílias que choram a dor da perda e ausência de momentos que compõe a construção do luto.
 
“Pessoas não são números, números são frios, a gente não consegue dimensionar a gravidade de problemas, como a pandemia, somente a partir dos números, pois tá sempre distante, é sempre o número, não é o meu vizinho, não é o meu colega, não é alguém do nosso cotidiano. A partir do momento que a gente tira o número e diz quem é essa pessoa, memoriza essa pessoa, as pessoas passam também a conhecer, e se torna algo educativo”, respondeu Costa. 

Quem tiver interesse em contar historias ou entrar em contato com o projeto, pode buscar eles através do e-mail [email protected] ou do Whatsapp (82) 99954-6033.