Geral

Ronda do Bairro orienta população em situação de rua sobre como se prevenir do coronavírus

Equipes têm percorrido territórios de atuação do programa

Por Agência Alagoas 07/04/2020 18h06
Ronda do Bairro orienta população em situação de rua sobre como se prevenir do coronavírus
Foto: Reprodução

Em época de pandemia mundial de um vírus cuja as repercussões, em todos os âmbitos da sociedade, ainda estão longe de serem revertidas, todos estão vulneráveis. Mas, em meio à situação de vulnerabilidade na qual toda a população se encontra, há aqueles cujas vidas se encontram ainda mais ameaçadas, dadas as condições em que vivem. É o caso das pessoas que se encontram em situação de rua. Para tentar amenizar os impactos da crise também nesta população, órgãos dos mais diversos nichos têm se mobilizado, entre eles o Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado.

Desde o anúncio das medidas preventivas determinadas pelo governador Renan Filho, no dia 20 de março deste ano, os agentes das equipes operacional e social do Ronda no Bairro têm percorrido os territórios de atuação do programa, orientando a população acerca dos cuidados necessários para conter a disseminação do novo coronavírus. “As orientações são repassadas com o intuito de redução de danos, adaptando-se a cada realidade encontrada”, explicou a coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social, Áurea Vasconcelos.

 

No caso das pessoas em situação de rua, ela conta, são articulados espaços para encaminhamentos a depender do desejo dos abordados. “Nem sempre eles demonstram desejo de sair das ruas e não podemos forçá-los a isso. Nosso trabalho acontece mais como uma espécie de ponte e funciona bastante à base de conscientização. Falamos com eles, explicamos sobre a pandemia, sobre os seus direitos, e também sobre medidas preventivas que podem ser adotadas para ajudar de alguma maneira não só durante este período”, continuou a coordenadora.

 

O trabalho é realizado todos os dias da semana e nos feriados durante os turnos de serviço, e de forma conjunta entre as equipes do Ronda no Bairro. Além da população em situação de rua, também são abordados trabalhadores e comércios locais que podem funcionar, de acordo com o decreto de emergência governamental, nos territórios atendidos pelo programa: as áreas comerciais do Jacintinho, do Centro e da orla marítima de Maceió.