Geral

Samu Alagoas comemora 16 anos com quase 700 mil atendimentos

As centrais de Maceió e Arapiraca atendem 102 municípios

Por Agência Alagoas 17/12/2019 10h10
Samu Alagoas comemora 16 anos com quase 700 mil atendimentos
Divulgação

Desde 16 de dezembro de 2003, os alagoanos contam com os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para os casos que em que precisem de uma assistência pré-hospitalar móvel. Em 16 anos de funcionamento, as duas Centrais de Regulação, em Maceió e em Arapiraca, atenderam 690.978 pessoas.

Esses atendimentos foram feitos nos 102 municípios alagoanos, pelas equipes das duas Centrais, em conjunto com as 35 bases descentralizadas, que estão espalhadas por todo o Estado. As principais ocorrências atendidas diariamente pelos médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem do Samu Alagoas envolvem acidentes de trânsito, ferimentos por arma branca e por arma de fogo e afogamentos.

Também foram atendidas vítimas de queimaduras, casos obstétricos, tentativas de suicídio, casos clínicos, como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), suspeitas de infarto agudo do miocárdio e as transferências inter-hospitalares. Para Marcos Ramalho, supervisor do Samu Alagoas, a instituição vem crescendo a cada ano, com investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).