Geral

Mais de 200 mil pessoas devem ser atendidas na 10ª edição do Governo Presente

Em edições anteriores, mais de 180 mil pessoas foram beneficiadas com serviços de cidadania

Por Agência Alagoas 27/09/2019 15h03
Mais de 200 mil pessoas devem ser atendidas na 10ª edição do Governo Presente
Reprodução

A expansão da malha aérea alagoana vem somando reforços importantes para a alta temporada do turismo no Estado. Em diálogo a este movimento, nesta sexta-feira (27), o governador Renan Filho e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo se reuniram com o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, para assinatura do termo de concessão de incentivos fiscais para a companhia. O encontro aconteceu em São Paulo, na sede da Latam Airlines Brasil.


Em contrapartida a redução garantida pelo Governo do Estado de 12% para 5% do ICMS sobre o Querosene de Aviação (QAV), a empresa anunciou uma expansão de 15% da malha aérea ofertada. Na prática, isso significa que Alagoas ganha mais oito novos voos com frequências semanais, saindo de 28 para 34 na rota Maceió-Guarulhos, e de 12 para 14 no trecho Maceió-Brasília. Todos as operações já estão com passagens à venda e entram em funcionamento a partir do dia 27 de outubro e 1 de novembro, respectivamente.

“Temos a política de incentivos fiscais mais arrojada do país, o que nos assegura manter os diferenciais competitivos no mercado nacional. Com o turismo não é diferente, o Estado cumpre com o seu papel para, cada vez mais, atrair visitantes a Alagoas. Quando essas pessoas vêm pra cá, costumam voltar porque gostam daqui. Isso gera um efeito multiplicador gigantesco do ponto de vista econômico, sobretudo na geração de emprego e renda. O turismo em Alagoas é, sem dúvidas, uma das nossas principais estratégias para o desenvolvimento”, ressalta o governador Renan Filho.

Com a assinatura, as três principais e maiores companhias aéreas do Brasil, Latam, Gol e Azul, passam a integrar o decreto que prevê a redução nos impostos cobrados pelo Governo do Estado sobre o combustível de aviação, que representa atualmente 35% dos custos operacionais das empresas.

À frente da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas o secretário Rafael Brito atribui o cenário de prospecção do setor no Estado à consolidação de um relacionamento próximo e continuo com os diferentes parceiros desde trade turístico às companhias aéreas, como a Latam.

“Quando estabelecemos uma relação de parceria e bilateral com as empresas, o resultado chega sempre de forma muito positiva para as duas partes. Com a redução expressiva de 12% para 5% sobre o ICMS do combustível de aviação concedida pelo Governo do Estado, a companhia Latam barateou seus custos e, em contrapartida, anuncia agora um aumento de 15% da sua oferta de voos. Pelos nossos cálculos, a previsão é de que esse número chegue até a 23% de crescimento da malha garantida pela companhia. A gente não podia estar mais feliz. Agora, todas as três grandes companhias aéreas expandiram a oferta de voos para Alagoas, o que significa que, a partir de dezembro, teremos, só de novas operações, mais que o dobro em capacidade de oferta da antiga Avianca”, salienta o secretário Rafael Brito.

Alagoas no Hub

Além de impulsionar as estratégias de crescimento da alta temporada alagoana, os novos voos ofertados pela Latam também dão mais força a ligação entre a capital Maceió e as cidades de Brasília e Guarulhos, o principal Hub (centro de conexões) da Latam. Isso se comprova pela grande circulação de pessoas no aeroporto que, de acordo com a companhia, chega a aproximadamente 41 mil passageiros por dia entre os mais de 300 voos diários para 59 destinos nacionais e internacionais.


“Estamos atentos a todos os mercados sustentáveis e o turismo de Alagoas sai fortalecido neste acordo. A redução da carga tributária foi fundamental para reforçarmos, de forma competitiva, as nossas operações Maceió-Guarulhos e Maceió-Brasília. Na prática, Alagoas agora está mais interligada às conexões da LATAM com o Brasil e o mundo”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

“O sistema de rádio digital é um marco para o Estado. Com os radiocomunicadores, a comunicação entre os agentes acontece em tempo real, dando mais agilidade às ações policiais. Além disso, a rede criptografada traz segurança às operações e estratégias”, anunciou o secretário.

Ainda na área de segurança, outro benefício chegará ao município de Taquarana, com a entrega do novo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) Tipo 1, que reforçará a segurança do entorno. Com investimento de R$ 1,84 milhão, o equipamento será inaugurado na sexta-feira (4), às 11h30, e abrigará a Polícia Militar e a delegacia de Polícia Civil em um só prédio, ofertando atendimento 24h à população.

Outra novidade, acrescentou Farias, será o lançamento da segunda etapa do Programa Dose Certa na Atenção Básica, que distribui medicamentos da Farmácia Básica para toda a população dos municípios que serão beneficiados nesta edição. O lançamento será às 9h, no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping. Só durante o Governo Presente, R$ 1,2 milhão em medicamentos serão entregues a 13 municípios: Arapiraca, Campo Alegre, Girau do Ponciano, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Igaci, Craíbas, Feira Grande, Taquarana, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Campo Grande e Olho D'Água Grande.

Na área de infraestrutura, o Governo entregará os acessos ao município de Craíbas e a entrega da rodovia que dá acesso à Vila São Francisco, em Arapiraca, que vai mudar a vida da população, que há 30 anos espera pela obra. Os 6 km de estrada atendem também os povoados Alto dos Galdinos, Vila Fernandes, Lagoa Cavada, Vila Pau Ferro, o conjunto Jardim das Paineiras e o bairro Cavaco. Além de promover mobilidade e segurança viária aos moradores, a rodovia facilita o escoamento da produção agrária e integra as comunidades à rota do desenvolvimento do Agreste.

Outra ação na área de saúde ocorrerá no estacionamento do Garden Shopping, com o Circuito Saúde, durante todo o dia 4. O Circuito levará consultas e exames médicos à população.

Governo  Presente, uma ideia de cidadania e proximidade que se estabeleceu desde 2015 

Uma ação que deu certo, um caminho que não tem mais volta. Assim pode ser definida a ação denominada de Governo Presente, criada para aproximar o Estado das populações dos recantos mais longínquos do interior de Alagoas, esquecidas ao longo do tempo por outras gestões.  A ação ocorre através da prestação de serviços de cidadania, saúde, educação, infraestrutura e lazer aos municípios fora da região metropolitana do Estado, seguindo um dos três pilares da gestão Renan Filho: a proximidade, além da transparência e da ética.

Esta proximidade fez o homem e a mulher simples do campo ou longe da capital sentirem-se cidadãos e cidadãs com direitos e deveres reconhecidos pelo Estado.    

A primeira edição do Governo Presente foi realizada em abril de 2015, no município de Arapiraca e municípios circunvizinhos. Foram criadas duas Arenas com diferentes serviços que funcionaram durante os dois dias de evento. A Arena da Cidadania era o local para a emissão de documentos e atendimentos básicos de saúde, enquanto que a Arena do Saber e do Lazer concentrava atividades de educação, lazer e esporte para crianças e jovens.

A agenda do Governador também foi destaque na primeira edição do Governo Presente. Foram realizadas reuniões e audiências, inaugurações e assinaturas de Ordem de Serviço.