Geral

Preparativos para o Maceió Rosa continua

Prefeitura reúne instituições parceiras

Por Gabinete do Prefeito 30/08/2019 14h02
Preparativos para o Maceió Rosa continua
Reprodução

A Prefeitura segue com os preparativos para o Maceió Rosa, campanha de combate ao Câncer de Mama, que acontece em outubro. Nesta sexta-feira, representantes do executivo municipal se reuniram com instituições da sociedade civil que são parceiras da campanha.

A assessora especial de Políticas Públicas de Maceió, Marina Toledo, coordenou a reunião preparatória e apresentou as diretrizes da campanha. “Essa reunião teve o objetivo de apresentar a campanha para as instituições apoiadoras, que vão entrar conosco para formalizar uma campanha grande e levar serviços para a comunidade. Convidamos as instituições acadêmicas, todos os hospitais, algumas clínicas que fazem tratamento de pessoas com câncer. E outras instituições como Sebrae e Senac, além de alguns planos de saúde. Foi uma reunião bem proveitosa”.

O Maceió Rosa é uma campanha institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas  envolve todas as outras secretarias e a sociedade civil. “A cada ano a campanha vai tendo uma proporção maior. É uma campanha grande que abrange toda a comunidade”, finalizou Toledo.

Ruth Trindade também esteve no encontro. Ela teve câncer de mama e, hoje, faz parte da equipe de remo Lisa Flor. “O objetivo da nossa equipe é a prevenção do linfedema em mulheres mastectomizadas. A equipe é toda formada por mulheres que tiveram câncer de mama. Ao ativar o corpo, através do esporte, ele libera endorfina, dá prazer, ajuda enfrentamentos, desperta e dá mais disposição. Além disso, o trabalho em equipe também nos deixa bem. Tudo que favorece o bem-estar físico e mental é importante para recuperação e para saúde das pessoas, o estilo de vida é importante”, disse.

Para ela, a campanha Maceió Rosa é uma forma de despertar atenção para a questão. “Sabemos que quanto mais precoce o câncer é detectado, maiores são as chances de cura. Então, é desmistificar o câncer; para as mulheres não terem medo. Em qualquer momento da vida nós adoecemos de qualquer outra doença, então o câncer faz parte do ciclo de vida. Algumas pessoas podem ter e outras não. É não ter medo, porque a doença tem cura e quanto mais precoce a mulher enfrentar o problema mais cedo ele se resolve”, ponderou.

Representando a MedRadius, a jornalista Edjane Melo participou da reunião. Ela também já teve câncer e comenta a importância da campanha e da abordagem sobre o tratamento e a convivência com o câncer. “Esse é o momento de reunir forças para trabalhar a campanha. É muito importante a gente falar sobre o câncer e trazer a informação de que é possível sobreviver. A gente não tem que falar do câncer como uma sentença de morte. Acho indispensável a gente sempre falar isso. Fortalecer a necessidade do diagnóstico precoce. E isso que é feito no Outubro Rosa é primordial”, comenta.

Nessa quinta-feira (29), a Prefeitura lançou uma Chamada Pública para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que tenham no estatuto social a definição de desenvolvimento de ações em prol das mulheres vítimas do câncer de mama, promovam atividades educativas de prevenção à doença e queiram participar da campanha. Confira aqui.